Semana de aguaceiros

A partir de amanhã, Domingo dia 5, o tempo vai mudando para um período com alguma instabilidade que deve durar toda a semana.

Continuaremos a ter bons períodos com sol mas vai haver condições para que se formem grandes cúmulos de desenvolvimento vertical que vão dar origem a aguaceiros dispersos que podem ser acompanhados de trovoada.

Serão mais frequentes e mais intensos nas regiões do Centro e Sul, particularmente no Alentejo e Algarve.

Na região a Norte do Douro serão pouco frequentes e pode haver dias em que não ocorram.

Se notar o carro mais sujo depois da chuva não se admire pois a corrente de Sueste transporta muitas poeiras nas nuvens como núcleos de condensação. Algumas das nuvens começam a formar-se no deserto  e vêm bem carregadas de finas poeiras que depois a chuva transporta até nós.

Ainda é cedo para saber se os aguaceiros serão muitos ou poucos. Para já parece que os mais intensos serão na Terça e Quarta-feira. Talvez possam ser de neve na Serra da Estrela a partir de Quarta-feira.

Este género de situação meteorológica provoca alterações constantes nas previsões. Acompanhem as actualizações que irei fazendo na página previsão geral.

 

Foto de Manuel Ferreira

 


Leave a Reply

Outras publicações:

Primavera
cheias inevitáveis. Gonçalo Poço
nevão histórico
chuvas de Outono, muito vento
previsões meteorológicas
tempo invernal
Previsões Serra da Estrela
Previsões de Neve
La Vie Guarda
Vítor Baía ©2026 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum