Previsão geral do tempo

Previsão Geral do Tempo

Subida acentuada das temperaturas. Muito calor a partir do fim de semana.

Actualizado em 2-07-2020

A previsão geral do tempo indica que o tempo vai ser marcado pelo calor exagerado nos próximos dias. A partir de Sexta-feira à tarde as temperaturas sobem de forma acentuada e no fim de semana já se sente muito calor. Serão os dias mais quentes deste ano, até agora, continuando muito quentes nos primeiros dias da próxima semana.

Temperaturas

As temperaturas vão subir de forma acentuada na Sexta-feira, e particularmente no Sábado.

Entre Domingo e Terça-feira o calor pode ser exagerado em todo o território nacional, com temperaturas máximas acima dos 35 ºC na maioria das localidades e acima dos 40 ºC no Ribatejo, Alentejo e Algarve.

Nas regiões do litoral e mais propriamente nas praias o tempo pode ser ligeiramente mais fresco devido ao efeito da brisa marítima.

A partir de Quarta-feira as temperaturas podem descer ligeiramente, ficando mais agradáveis apesar de ainda se sentir algum calor.

Nebulosidade

A nebulosidade vai ser pouca ou mesmo nenhuma nos próximos dias e durante a próxima semana.

A partir de Terça-feira podem formar-se alguns cúmulos com desenvolvimento vertical que podem vir a ameaçar trovoada esporádica no interior Norte, mais provável em Trás os Montes.

Nas madrugadas pode formar-se neblina no litoral Oeste mas tende a dissipar nas primeiras horas da manhã.

Chuva

A chuva vai ser pouca ou nenhuma durante mais uma semana na maioria das regiões.

A excepção podem ser alguns aguaceiros dispersos, tipo trovoada no interior Norte a partir de Terça-feira .

Como sempre afirmo, os aguaceiros tipo trovoada só podem ser considerados em previsões de muito curto prazo. Há apenas uma pequena probabilidade de virem a ocorrer que se pode confirmar ou não.

Vento

O vento vai ser fraco na maior parte dos dias, predominando de Noroeste nas regiões do litoral. Será dentro daquilo que é normal no Verão.

De uma forma geral vai ser fraco nas regiões do interior com variações frequentes na direcção, normalmente Leste de manhã e Noroeste à tarde.

Nas regiões do litoral será quase sempre de Norte e Noroeste, normalmente fraco durante a manhã e moderado a partir do meio da tarde.

Previsão geral do tempo para os próximos dias:

céu pouco nublado

Sexta-feira, dia 3 – Céu pouco nublado ou limpo. Possibilidade de neblina na madrugada no litoral Oeste que tende a dissipar nas primeiras horas da manhã.
Temperaturas relativamente baixas na madrugada e subida acentuada das máximas durante o dia. Mínimas entre os 10 ºC e os 14 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 34 ºC.
Vento fraco de Nordeste de manhã e Noroeste durante a tarde, que pode ser moderado no litoral.

céu pouco nublado

Sábado, dia 4 – Céu pouco nublado, algumas nuvens altas dispersas nas regiões do Norte.
Subida acentuada das temperaturas, bastante calor nas regiões do interior. Mínimas entre os 13 ºC e os 18 ºC, máximas entre os 32 ºC e os 38 ºC, podendo chegar aos 40 ºC no Ribatejo.
Vento fraco de Nordeste e Norte, pode ser moderado à tarde no litoral.

céu pouco nublado

Domingo, dia 5 – Céu pouco nublado ou limpo, possibilidade de neblina na madrugada no litoral Oeste que tende a dissipar ao nascer do dia.
Subida acentuada das temperaturas, muito calor em todo o território nacional. Mínimas entre os 18 ºC e os 22 ºC, máximas entre os 35 ºC e os 43 ºC, podendo chegar aos 45 ºC nos locais mais quentes do Alentejo.
Vento fraco de Leste de manhã e de Noroeste a partir da tarde.

céu pouco nublado

Segunda-feira, dia 6 – Céu pouco nublado, neblina na madrugada nas regiões do litoral Oeste, cúmulos dispersos durante a tarde nas regiões do interior.
Temperaturas elevadas, continuação do tempo quente em todas as regiões. Mínimas entre os 21 ºC e os 24 ºC, máximas entre os 36 ºC e os 43 ºC, podem ser mais baixas na faixa costeira.
Vento fraco de Leste de manhã e fraco a moderado de Oeste à tarde.

pouco nublado, algumas nuvens

Terça-feira, dia 7 – Céu pouco nublado, alguns cúmulos com desenvolvimento vertical a partir da tarde nas regiões do interior que podem ameaçar trovoada em Trás os Montes.
Descida ligeira das temperaturas mas continua a ser tempo bastante quente. Mínimas entre os 16 ºC e os 23 ºC, máximas entre os 32 ºC e os 39 ºC.
Vento fraco a moderado de Sudoeste e Oeste.

pouco nublado, algumas nuvens

Quarta-feira, dia 8 – Céu pouco nublado, neblina matinal, mais provável nas regiões do litoral Oeste e no Alentejo. Alguns cúmulos dispersos durante a tarde nas regiões do interior que podem dar um ar de ameaça de trovoada.
Descida ligeira das temperaturas, continua algum calor mais moderado. Mínimas entre os 15 ºC e os 20 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 34 ºC.
Vento fraco de Sul e Oeste.

pouco nublado, algumas nuvens

Quinta-feira, dia 9 – Céu pouco nublado, possibilidade de neblina matinal no litoral Oeste, alguns cúmulos durante a tarde nas regiões do interior.
Temperaturas agradáveis e sem alteração significativa, algum calor. Mínimas entre os 15 ºC e os 19 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 35 ºC.
Vento fraco de Sul e Oeste, moderado à tarde no litoral.

céu pouco nublado

Nos dias seguintes a tendência da previsão geral do tempo é para céu pouco nublado ou limpo, neblina matinal no litoral Oeste e alguns cúmulos isolados durante as tardes nas regiões do interior.
Temperaturas sem alteração significativa, algum calor dentro do normal para o Verão.
Vento fraco a predominar de Oeste e Noroeste, pode ser moderado à tarde no litoral.

Imagem de satélite

Imagem de satélite Península Ibérica

Radar IPMA

Previsão geral alargada


meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Meteorologia em Junho 2020
como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-mostra o que vales
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum