neve

Neve

Neve em cotas baixas no fim de Março.

Actualizado em 30-03-2020

Num ano em que nevou menos do que nunca, vamos ter neve nas próximas horas em cotas bastante baixas. Pode nevar na noite desta Segunda-feira e na madrugada de Terça-feira em cotas de 700 metros ou até menos. A partir da tarde passa a ser chuva e será neve apenas na Serra da Estrela.

Neve na região da Guarda

A zona onde a neve é mais provável é o Distrito da Guarda e particularmente os concelhos da Guarda, Sabugal e Manteigas. Nos outros concelhos também pode nevar em cotas baixas mas a quantidade pode ser mais reduzida.

Nesta altura do ano o chão já está bastante quente e a neve vai ter dificuldades em acumular. Talvez ainda pinte os telhados durante a noite.

No caso de a quantidade ser superior ao previsto pode chegar a acumular no chão nas zonas acima dos 900 metros.

Onde pode nevar

Estamos perante um fenómeno meteorológico típico para proporcionar queda de neve em cotas baixas. Ventos de Nordeste nas capas baixas transportam ar polar e bastante frio. Ventos de Sul nas capas altas transportam ar húmido e mais quente que ao chocar com a massa de ar frio é obrigado a elevar-se e assim arrefecer também até provocar precipitação em forma de neve.

Apenas na faixa onde se dá esse choque a precipitação será em forma de neve. Em principio essa confluência vai verificar-se entre Castelo Branco e o rio Douro.

A Sul de Castelo Branco não vai nevar por falta de frio mas chove com muita frequência. A norte do Douro há muito frio mas falta precipitação. Se ocorrer alguma será neve a qualquer altitude em todo a região de Trás os Montes. A precipitação prevista é muito pouca.

Este género de confluência às vezes desloca-se de uma forma diferente do previsto. A variação mais provável era a precipitação também chegar a Trás os Montes.

Na região da Covilhã também pode nevar e com alguma intensidade, a acumulação da neve só se deve dar nas zonas mais altas.

Nos Distritos de Viseu e Vila Real pode nevar em cotas muito baixas mas a quantidade deve ser muito reduzida.

A partir da tarde de Terça-feira a chuva vai ser frequente e por vezes intensa. Só será neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

Continuem fechados em casa e tirem as fotos da neve pela janela. A saúde deve imperar a todos os entusiasmos dos que tinham fome de neve.

Pode ir acompanhando as actualizações diárias das previsões para a Serra da Estrela- Torre

Guarda com neve

Sobre o cálculo da cota da neve


meteorologia Abril 2020
Descida acentuada das temperaturas
Meteorologia Março 2020
Chuva no Sábado
Meteorologia Carnaval 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Lojas abertas
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum