neve

Neve

Muita chuva durante esta semana. Será neve na Serra da Estrela?

Actualizado em 20-11-2019

Esta semana vai ser caracterizada por muita precipitação entre Terça-feira e Sexta-feira. As temperaturas sobem ligeiramente e situam-se dentro do normal para esta época do ano. As hipóteses de queda de neve ficam restringidas às zonas mais altas da Serra da Estrela.

A neve que caiu na semana passada vai desaparecer nas outras montanhas, apenas na Serra da Estrela e acima dos 1800 metros poderemos ter neve a partir de Quarta-feira.

Apesar de já faltar pouco tempo, ainda é muito difícil saber se o saldo final da semana será ficar com alguma neve na Torre ou se a chuva acaba por derreter a neve que entretanto possa cair.

Se nos momentos de precipitação mais intensa nevar acima dos 1800 metros poderemos ter uma acumulação importante que resista a alguns momentos de chuva. Se apenas nevar nos períodos de aguaceiros, o saldo final pode ser de pouca neve acumulada.

Estas dúvidas resultam do facto de a temperatura estar na fronteira entre a chuva e a neve. Um grau a mais ou a menos faz toda a diferença entre um grande nevão ou uma grande chuvada.

Vou fazer a previsão detalhada e seguir. Depois colocarei o resumo do que aconteceu em cada um dos dias. Se houver alterações importantes também mudarei a previsão dos dias seguintes.

Quando e quanto vai nevar esta semana na Serra da Estrela.

Terça-feira, dia 19, é provável que seja chuva durante o dia. Há uma pequena possibilidade de nevar pouca quantidade à noite.
O que aconteceu: Choveu ao fim da tarde e à noite, só passou a ser neve na madrugada de Quarta-feira.

Quarta-feira, dia 20, é muito provável que possa nevar acima dos 1700 metros na madrugada e manhã, acima dos 1800 metros à tarde e à noite.

Têm variado muito as previsões no que diz respeito à quantidade de precipitação. Já apontaram para muita, mas agora apontam para uma intensidade fraca ou moderada.

Quinta-feira dia 21, pode nevar acima dos 1800 metros na madrugada e manhã e acima dos 1900 metros à tarde. Para a noite prevê-se uma ligeira subida da temperatura e talvez passe a ser chuva, mesmo na Torre.

Sexta-feira dia 22, a precipitação vai ser frequente e intensa na madrugada e manhã. Será chuva em todas as altitudes. As temperaturas descem durante a tarde e ao anoitecer deve passar a ser neve acima dos 1700 metros.

Sábado dia 23, possibilidade de aguaceiros que são mais frequentes na madrugada. Pode nevar acima dos 1500 metros, com alguma intensidade na madrugada e de forma fraca e pouco frequente durante o dia.

Domingo dia 24, durante a manhã deve estar bom tempo e será uma boa oportunidade para visitar a Serra com neve. A partir da tarde aumenta a nebulosidade e sobem as temperaturas.

Na próxima semana parece que continua a instabilidade. Haverá dias com chuva. As temperaturas devem subir e a possibilidade de queda de neve vai ser muito baixa.

Pode ir acompanhando as actualizações diárias das previsões para a Serra da Estrela- Torre

Guarda com neve

Sobre o cálculo da cota da neve


Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum