Esta semana vamos ter uma situação meteorológica propicia a alterações constantes nas previsões. Trata-se de um pântano barométrico que pode ter baixas pressões relativas ou não. A cada 6 horas as previsões mudam bastante principalmente a partir do 3º dia. Isto numa semana em que toda a gente já quer saber o tempo para o Carnaval, não dá jeito nenhum porque qualquer previsão de médio prazo pode falhar rotundamente.
Vão acreditando nos 3 primeiros dias e preparem-se para grandes alterações nas previsões a partir do 4º dia. Encontrarão previsões contraditórias em localidades vizinhas apenas porque as actualizo em horários diferentes.
Para já parece que o gelo tem tendência a desaparecer devido a uma ligeira subida das temperaturas mínimas. No entanto ainda pode haver algumas geadas e são possíveis nevoeiros matinais a conservar bastante frio.
Terça-feira pode chover no Algarve, Alentejo e região de Lisboa. No Norte deve haver sol com algumas nuvens altas a aumentarem à tarde.
Quarta-feira os aguaceiros podem atingir todas as regiões mas devem ser mais frequentes no Centro. Serão de neve na Serra da Estrela acima dos 1100 a 1300 m. Se o possível nevoeiro embolsar ar frio em algumas zonas baixas não me admiraria muito se caísse alguma neve nesses sitios em cotas mais baixas.
A partir de Quinta-feira vamos mesmo ter que esperar por novas previsões pois as de agora mudam do bom para o mau tempo e vice-versa a cada 6 horas.
Certo é que o frio vai ser menos mas mesmo assim ainda é tempo bem invernal.
Foto do Vale do Rossim por Manuel Ferreira