A meteorologia no Carnaval de 2025 em Portugal continental vai ser muito complexa, variada segundo as regiões, mudando bastante de dia para dia e com algumas surpresas. As previsões tendem a mudar com frequência e só devem ser levadas a sério de um dia para o outro.
As temperaturas são relativamente baixas, mas dentro do normal para esta época do ano. Há algum frio mas sem exagero.
A chuva e os aguaceiros vão ser mais frequentes nas regiões do Sul do que nas do Norte. Quem for para o Algarve convém levar o guarda-chuva.
A queda de neve é possível na Serra da Estrela, mas esporadicamente pode aparecer em zonas mais baixas da região da Guarda e em Trás os Montes. As previsões de neve para os próximos dias são de veras complexas e sujeitas a alterações de última hora.
A meteorologia no Carnaval de 2025 aponta para temperaturas relativamente baixas para o inicio de Março.
Alguns dias são dentro do normal para a época, mas entre a tarde de Sábado e a manhã de Segunda-feira pode notar-se algum frio moderado na maioria das regiões.
O calor vai estar ausente, mesmo nos momentos em que o sol aparecer as temperaturas continuam relativamente baixas.
A madrugada de Domingo será o período com mais frio e na Beira Alta e em Trás os Montes podem ocorrer temperaturas negativas.
A partir da tarde de Segunda-feira sobem as temperaturas mínimas mas as máximas continuam relativamente frescas.
Ao contrário do que é habitual, a região onde chove menos nos próximos dias é o Minho. Chove bastante no Algarve e no Alentejo.
Ainda bem que a chuva é mais intensa nas regiões do Sul, pois eram as que tinham menos água. Este ano já não têm razão de queixa, tem chovido bem e vai continuar a chover.
Esta Sexta-feira a precipitação é quase toda a Sul do rio Tejo.
No Sábado os aguaceiros são mais frequentes no Alentejo, Algarve, Vale do Tejo e Beira Interior. Nas regiões do Norte chove pouco ou nada.
Domingo é o dia com menos precipitação, apenas alguns aguaceiros no Algarve e nas regiões junto à fronteira com Espanha.
A neve vai cair em vastas regiões da Espanha. Talvez possa chegar alguma às nossas povoações da raia por breves momentos.
Segunda-feira a chuva e os aguaceiros são dispersos por todo o território. No Minho continua a chover pouco.
Na Terça-feira chove pouco de uma forma geral, alguns aguaceiros dispersos. Não vale a pena adiantar pormenores para os dias seguintes pois as previsões sofrem sempre alterações.
A tendência é para a continuidade do tempo chuvoso e relativamente frio. Isso deve ser verdadeiro mas para distribuirmos a chuva por dias e regiões ainda é bastante cedo.
Como já afirmei no inicio, as previsões de neve para os próximos dias são complexas e sujeitas a alterações de última hora.
Por pouco que seja, algo nevará nas zonas mais altas da Serra da Estrela, pois as temperaturas são negativas na Torre até à próxima Terça-feira. Basta haver precipitação e teremos neve até Segunda-feira.
A quantidade será relativamente pouca, mas para quem nunca a viu até parece muita.
Na Terça-feira a precipitação já pode passar a ser apenas chuva.
A hipótese de nevar de forma esporádica em cotas de 900 a 1000 metros coloca-se no Domingo e madrugada de Segunda-feira.
As regiões onde isso pode acontecer são a raia com Espanha, tanto a Leste como a Norte. Como de costume as localidades onde é mais provável a neve aparecer são a Guarda, Montalegre e povoações da Serra de Montesinho.
Esta previsão carece sempre de confirmação, pois trata-se de uma corrente de Leste que traz o frio e as nuvens de Espanha. Umas vezes chegam cá e há neve, outras não e não há precipitação.
Veremos o que se passa desta vez, a probabilidade é pequena, mas existe.
Tentarei dar informações mais tarde na página dedicada às previsões de neve.
Resumidamente: alguma neve na Serra da Estrela parece certa, embora seja relativamente pouca. Se chega a nevar ou não em zonas mais baixas, vamos ter que esperar por previsões de última hora.
A meteorologia no Carnaval de 2025 é instável, com alguma chuva, frio e talvez neve, mas a diversão é garantida com qualquer estado do tempo.
Foto de arquivo da Serra da Estrela tirada por Gonçalo Poço Fotografia
Muito obrigado, estamos em contacto. Abraço.