A semana da Páscoa vai ser marcada por tempo fresco, alguma chuva e até neve na Serra da Estrela. Como estamos na Primavera também há períodos com bastante sol que torna as temperaturas mais agradáveis em alguns dias.
Como é natural na Primavera o estado do tempo muda rapidamente, em poucas horas passamos da chuva para o sol e do frio para temperaturas amenas.
Os dias mais frescos vão ser a Terça-feira e a Quarta-feira com uma descida significativa das temperaturas.
A subida mais significativa das temperaturas será na Quinta-feira e no Domingo, mas o calor será pouco.
Os dias mais chuvosos são esta Segunda-feira, a Terça-feira e a Sexta-feira. Nos outros dias podem ocorrer aguaceiros dispersos mas na maior parte do tempo não chove.
Sábado será provavelmente o dia com menos chuva. Na maior parte das regiões a chuva é pouco provável.
Voltamos à situação habitual de mais chuva no Norte do que no Sul. No Algarve também chove mas no Minho chove muito mais.
Nesta semana da Páscoa volta a nevar nas zonas mais altas da Serra da Estrela.
Segunda-feira à noite já neva acima dos 1700 metros, mas na Terça-feira a descida das temperaturas faz com que os aguaceiros sejam de neve em cotas mais baixas.
Pode nevar acima dos 1300 ou 1400 metros, ocasionalmente pode cair granizo em cotas mais baixas. A acumulação de escassos centímetros de neve verifica-se acima dos 1400 metros.
Não se trata de nenhum nevão grande como os do mês de Março, mas apesar de a quantidade de neve ser pouca ainda dá para acumular alguma.
Quarta-feira começa a nevar no inicio da manhã acima dos 1500 metros, mas a cota vai subindo gradualmente até ser apenas chuva na Torre a partir do meio da tarde.
Na Sexta-feira será mais a chuva do que a neve. Talvez possa nevar na Torre em alguns momentos mas não deve aumentar a neve existente.
Com as reservas próprias de uma previsão feita com 5 dias de antecedência, tudo indica que Sábado será um excelente dia com sol e temperaturas baixas na madrugada e amenas durante o dia.
Bom tempo para visitar a Serra da Estrela, onde ainda encontrará alguma neve.
Depois de uma semana da Páscoa com tempo fresco, tudo indica que o resto do mês de Abril não seja muito diferente.
As temperaturas mínimas podem continuar baixas e até são possíveis algumas geadas tardias nas zonas do interior Norte.
Como é normal na Primavera, nos dias com mais sol e menos nuvens as temperaturas diurnas tornam-se agradáveis.
A precipitação será através de aguaceiros dispersos, sendo que na maioria dos dias chove pouco.
Teremos ciclos de 3 ou 4 dias frescos seguidos de outros ciclos de igual duração com temperaturas mais agradáveis.
É a alternância habitual na Primavera que se caracteriza pelas mudanças sucessivas no estado do tempo, por vezes dentro do próprio dia.
A quantidade de precipitação muda com muita frequência nas previsões. Nas inúmeras aplicações e modelos de previsão confiem mais no curto prazo, 3 dias.
A probabilidade de precipitação não é muito orientadora, pois o que mais nos importa é a quantidade de precipitação que pode ocorrer.
Assim, orientem-se pelos mm (milímetros) previstos.
Até 2mm a chuva tem pouco significado. De 2 a 5 mm chove quase de certeza, mas é pouco. De 5 a 10 mm a chuva é fraca ou moderada. De 10 a 20 mm chuva moderada e por vezes forte. Mais de 20 mm já consideramos chuva intensa.
Nos dias de tempestade os valores de precipitação diária andam acima dos 30 mm. Quando se situam entre os 50 e os 100 mm provocam algumas inundações. Acima dos 100 mm as inundações são certas e podem custar vidas.
Quando falamos de aguaceiros tipo trovoada, as previsões quase nunca conseguem prever com exatidão os locais e os horários mais específicos onde ocorrem. Apenas preveem a possibilidade de ocorrência numa determinada região.
Estamos a entrar na época em que a maioria da precipitação ocorre através de aguaceiros tipo trovoada. Prepare-se para as surpresas.
Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira