No meio de tantos dias com chuva e chuvisco vamos ter a sorte de ter a passagem de ano 2017-2018 sem chuva. Vai estar mais frio do que nestes últimos dias, mas a chuva só deve cair até ao meio da tarde de Domingo.
As nuvens vão ser menos nas últimas horas de 2017 e nas primeiras de 2018. Também o vento que está moderado a forte durante o dia vai começar a diminuir à noite. O frio é aceitável, as temperaturas andam nos 3 ºC a 5 ºC nas cidades mais frias e a rondar os 10 ºC nas mais quentes.
Deixo a seguir as previsões para os próximos dias. Leiam até ao fim pois há outras novidades.
Sábado, dia 30 – Nuvens baixas e possibilidade de neblina ou nevoeiro. Chuvisco ligeiro no Norte e Centro. Vento fraco de Sudoeste que pode ser por vezes moderado no Minho.
Domingo, dia 31 – Muitas nuvens e alguma chuva até ao meio da tarde. Vento moderado de Sudoeste rodando para Noroeste a partir da tarde. Tudo indica que à noite desaparecem as nuvens e a chuva, diminui o vento e descem as temperaturas. Fica bom para a passagem de ano, sem chuva mas com mais frio.
Segunda-feira, dia 1 – Nuvens baixas, neblina ou nevoeiro e chuvisco ligeiro no Norte e Centro. Algum sol e temperaturas amenas nas regiões do Sul. Vento fraco de Oeste.
Terça-feira, dia 2 – Chuva fraca ou chuvisco no Norte e Centro, algum sol no Sul. Temperaturas amenas. Vento fraco de Oeste.
Quarta-feira, dia 3 – Continuam as nuvens baixas, neblina ou nevoeiro e possibilidade de chuvisco. Vento fraco de Oeste e temperaturas amenas.
Caso se confirmem as previsões de médio prazo o verdadeiro Inverno chega a partir de dia 5 de Janeiro. Muito frio, bastante vento, chuva e finalmente neve com fartura nas montanhas e alguma em cotas a rondar os 700 metros. A segunda semana de Janeiro pode ser movimentada em termos de frio e neve. Aguardemos pela necessária confirmação em previsões de curto prazo.
Foto de Pedro Carvalho