Esta semana há poucas alterações no estado do tempo, a meteorologia no Santo António indica céu pouco nublado e temperaturas amenas, ligeiramente abaixo da média para esta época do ano. Podemos mesmo falar em tempo fresco, pois apenas no Alentejo as temperaturas máximas ultrapassam os 25 ºC e nas regiões do Norte mal chegam aos 20 ºC.
As noites vão ser frescas durante toda a semana. As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 ºC e os 10 ºC nas regiões do interior Norte e Centro e entre os 10 ºC e os 15 ºC no litoral e nas regiões do Sul.
As tão anunciadas ondas de calor continuam felizmente longe. Estas temperaturas amenas não fazem mal a ninguém, talvez apenas aos vendedores de cerveja e gelados. Melhor assim do que com calor exagerado e incêndios.
Esta semana o céu vai estar quase sempre pouco nublado ou limpo. No litoral pode haver alguma neblina em algumas madrugadas, particularmente a partir de Quinta-feira. Podem aparecer algumas nuvens altas a filtrar o sol mas de uma forma geral o sol brilha na maioria das regiões durante toda a semana.
A chuva vai ser pouca ou nenhuma, pode ocorrer algum chuvisco fraco nas zonas do litoral com mais neblina, mas não terá grande significado. O tempo seco está para durar.
Se há muito sol, poucas nuvens e não chove, porque será que as temperaturas são baixas?
O culpado é o vento fresco que vem de Norte.
O vento de componente Norte e Noroeste transporta ar fresco e faz com que as temperaturas não subam para os valores normais para a época. Nem é particularmente forte, fica-se pelo moderado no litoral e pelo fraco a moderado no interior.
Na Terça-feira à tarde será o período com mais vento. No litoral Oeste o vento de Norte pode chegar a ser forte durante algumas horas. Nos outros dias também sopra com mais intensidade à tarde, mas é apenas moderado.
A partir de Quinta-feira roda mais para componente Oeste e transporta ar mais húmido, o que dá origem à formação de neblina matinal no litoral e alguns cúmulos no interior. Será fraco de manhã e moderado à tarde.
Como tinha afirmado no artigo anterior é provável que o calor apareça na segunda quinzena de Junho. No entanto, parece calor normal para a época.
O melhor é levarmos as previsões a sério apenas semana a semana. Para além disso fica apenas uma ligeira tendência do que pode vir a acontecer, que nem sempre se confirma.
Para já sabemos que a meteorologia no Santo António traz sol e tempo fresco. Talvez venha mais calor para o S. João, mas ainda não é nada certo.
Certa é a diversão nos santos populares, se for com bom tempo é um bocadinho mais divertido.
Foto de Sandomil por Manuel Ferreira