A meteorologia em Novembro de 2020 aponta para um largo período de tempo estável de que resulta termos sol nas montanhas e nevoeiro matinal nos vales. A chuva será pouca nos próximos dias e só deve aparecer no Minho mas com pouca frequência.
O anticiclone instala-se sobre o nosso território e impede a passagem das superfícies frontais associadas aos centros de baixas pressões que são obrigados a passar mais a Norte.
É uma situação muito frequente nesta altura do ano, normalmente apelidada de Verão de S. Martinho. O tempo será parecido com o do Verão mas com temperaturas amenas nas zonas que tiverem mais horas com sol e relativamente baixas nas zonas com nevoeiro persistente.
As nuvens médias e altas vão ser frequentes mas na maioria das vezes apenas filtram o sol sem o taparem completamente.
Uma das principais características do tempo estável é a concentração do ar frio nos vales com a consequente formação de nevoeiro durante as madrugadas. Em alguns casos esse nevoeiro pode persistir durante parte do dia.
Podemos vir a ter temperaturas mais elevadas em zonas altas onde o nevoeiro não chegue do que nos vales onde se torne persistente, pois nesse caso as temperaturas serão mesmo bastante baixas.
Os vales onde é mais frequente formar-se nevoeiro persistente são os dos afluentes do Douro em Trás os Montes e na Beira Alta.
As cidades de Chaves e Mirandela são especialmente sensíveis a este género de fenómeno que por vezes faz baixar tanto as temperaturas até se chegar à formação de sincelo.
Os vales do rio Sabor e do rio Côa também têm tendência à formação de nevoeiro que depois se estende por vastas áreas das zonas vizinhas.
As zonas envolventes da Barragem da Aguieira nos rios Mondego e Dão também podem ter nevoeiros matinais frequentes.
É muito difícil prever quais os dias exatos em que o nevoeiro persiste. Sabemos apenas que a alta pressão e o vento fraco são fatores favoráveis à sua formação, mas isso pode acontecer nuns dias e noutros não.
São duas semana seguidas em que isso pode acontecer, normalmente no mês de Novembro ainda abre algum sol durante o dia, pelo menos na parte da tarde.
As temperaturas ainda são amenas e nas zonas onde não se formar o nevoeiro serão bem agradáveis.
Depois da chuva abundante da primeira semana, a meteorologia em Novembro 2020 aponta para pouca precipitação nas próximas duas semanas.
Apenas no Minho se prevê alguma chuva que, mesmo assim, será fraca e ocorrerá em poucos dias.
No litoral Centro e no interior Norte e Centro também pode chover em alguns dias esporádicos, normalmente chuva fraca ou chuvisco.
Os dias em que é mais provável cair alguma chuva são o Sábado dia 14, o Domingo dia 15, Terça-feira dia 17 e Quarta-feira dia 18.
Sábado, dia 14, será chuvisco ou aguaceiros fracos, mais prováveis no litoral Oeste. No interior será chuvisco pouco frequente e com pouco significado que resulta de nuvens baixas.
Domingo, dia 15, teremos chuva fraca a moderada no Minho e chuvisco ou aguaceiros pouco frequentes nas regiões do Norte e Centro.
Entre Terça-feira dia 17 e Quarta-feira dia 18 pode haver chuva moderada no Minho e Douro Litoral e fraca nas restantes regiões do Norte e Centro. Como ainda falta bastante tempo não vale a pena pormenorizar mais, pois pode haver alteração nas previsões.
A partir do dia 19 a chuva é pouco provável e os nevoeiros nos vales mais prováveis e com mais frio.
O provável reforço do anticiclone pode trazer estabilidade até muito próximo do fim do mês de Novembro.
Resumidamente a meteorologia em Novembro de 2020 aponta para tempo normal de Outono, relativamente mais estável do que é habitual mas sem grandes diferenças em relação às médias para esta época do ano.
Os pormenores diários podem ser vistos na previsão da sua cidade ou da mais próxima e na página Previsão geral do tempo.
Foto de Manuel Ferreira