A Meteorologia em Julho vai ficar marcada por mudanças das temperaturas frequentes. Ora há temperaturas amenas, ora sobem acentuadamente e há muito calor. Vai ser mais o menos uma semana sim outra não com calor.
Até Segunda-feira as temperaturas vão estar ligeiramente abaixo da média para a época e vai haver mais momentos com sol do que com nuvens. A subida das temperaturas deve acentuar-se a partir de Terça-feira.
Na tarde de Domingo podem formar-se alguns cúmulos com desenvolvimento vertical dispersos, mas não devem chegar a dar origem a trovoada.
Já na Segunda-feira os cúmulos vão ser mais frequentes e podem dar origem a alguns aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada. São mais prováveis no Norte e Centro e pouco prováveis no Sul.
As regiões onde podem ser mais intensos são a Beira Alta e Trás os Montes. Como é habitual com tempo de trovoada há locais onde não chove nada e outros em que pode chover intensamente em períodos curtos. Nunca se consegue prever com precisão antecipada quais são esses locais, apenas a região mais provável.
Entre Terça-feira e Sexta-feira prevê-se uma subida acentuada das temperaturas com as máximas a ultrapassar os 35 ºC em vastas regiões.
É prematuro para estar a dar valores das temperaturas mais concretos pois os modelos matemáticos tendem a exagerar em previsões a mais de 5 dias. Ficamos apenas com a noção que a próxima semana pode ser a mais quente deste ano, até agora.
A Meteorologia em Julho costuma ser fértil em calor, este ano vai alternar com alguns dias amenos ou atá frescos. A fazer fé nas previsões actuais, depois do dia 13 voltamos a ter alguns dias mais frescos.
Como já há muita gente em férias, vou dar uma breve informação do tempo nas praias. Vai estar bom no Algarve e razoável na Costa Oeste.
Como é costume o Algarve tem quase sempre temperaturas agradáveis, nem fica fresco quando as temperaturas no geral descem, nem fica demasiado calor quando sobem muito. É isso que vai acontecer neste mês. Mais calor na próxima semana e temperaturas agradáveis nos restantes períodos.
Na Costa Oeste as temperaturas vão ser amenas e a neblina matinal vai ser frequente. Calor a sério só com vento Leste que só está previsto 2 dias a partir de Quarta-feira. O vento vai ser mais fraco do que é costume e incomoda pouco.
É o dilema do litoral Oeste em Julho, ou há neblina ou sopra muito vento. Vai estar mais para o lado da neblina.
Mais tarde podem consultar a página de Tempo nas Praias que actualizarei durante o inicio da semana.
O risco de Incêndio vai ser mais elevado entre Quarta-feira e Sexta-feira devido ao calor e a algum vento de Leste ou Nordeste. Nos outros dias a neblina ou orvalhada matinal ajuda a que o risco seja menor.
Muita atenção à segunda metade da próxima semana que vai ser o período de maior risco.
Em resumo a Meteorologia em Julho não traz nada de extraordinário e será um mês muito dentro do normal, talvez a média final da temperatura até acabe por ser abaixo da média. Não faltam alguns dias muito quentes pelo meio.
Foto de Manuel Ferreira