O tempo estável, que dura há quase 2 semanas, vai mudar pois a meteorologia em Dezembro vai ficar mais instável e provocar o regresso de alguma chuva. As temperaturas máximas vão descer mas as mínimas podem subir ligeiramente devido ao aumento da nebulosidade. Teremos tempo normal de Outono/Inverno até ao Natal.
A chuva vai regressar na Quarta-feira à noite e na madrugada de Quinta-feira, chegando a todas as regiões e deve ser chuva fraca na maior parte do tempo.
Nos dias a seguir pode chover no Minho e haver chuvisco nas outras regiões. Apesar de o tempo ser mais cinzento a quantidade de precipitação será pouca durante esta semana.
As nuvens são poucas até Quarta-feira de manhã, aumentando depois a nebulosidade a partir da tarde. Na segunda metade da semana as nuvens baixas são frequentes e podem dar origem a bastante neblina ou nevoeiro matinal. Os dias com muito sol terminam na Terça-feira, pelo menos nas regiões do Norte.
A neve vai ser pouca ou nenhuma. Talvez na Quinta-feira possa cair alguma amostra nas montanhas. Para termos neve que se veja vamos ter que esperar mais algum tempo.
As temperaturas continuam amenas até Quarta-feira e descem de forma significativa na Quinta-feira. Depois vão variando de dia para dia, sendo as máximas inferiores às que temos tido ultimamente e as mínimas podem subir ligeiramente em alguns dias. Teremos temperaturas normais para a época mas sem demasiado frio.
O vento vai ser de um modo geral fraco a moderado e predomina de Sul e Sudoeste. Aquando da passagem das superfícies frontais frias pode haver alguns momentos em que seja moderado a forte de Oeste e Noroeste. Na maior parte dos dias o vento não constitui problema.
Tudo indica que o Outono termine com tempo normal e sem acontecimentos meteorológicos relevantes. Alguma chuva até ao Natal mas aparentemente fraca e dentro da normalidade.
Foto de Manuel Ferreira