A partir de Quarta-feira descem novamente as temperaturas e vamos ter muito mais frio, algum vento a agravar o desconforto térmico e pouca ou nenhuma neve. Esta vaga de frio vai durar muitos dias e vai afectar todo o território continental. As madrugadas serão com temperaturas negativas em todas as regiões do interior, incluindo o Alentejo, muito próximas dos 0 ºC no litoral e nas grandes cidades. Pode formar-se geada na maioria das localidades mas será obviamente mais abundante nos vales mais húmidos.
Quarta-feira será o dia em que se sente mais frio devido à ajuda do vento que será moderado de Nordeste. Como o ar é seco e há bastante vento não se vai notar muito a geada, no entanto, pode ocorrer geada negra. Este fenómeno consiste na congelação da seiva das plantas sem que apareça a habitual capa de geada esbranquiçada, verifica-se quando o frio é intenso durante muito tempo e sopra algum vento. A geada normal vai aparecer nos locais abrigados.
Durante o dia teremos sol mas será o dia mais frio desta semana podendo haver temperaturas máximas negativas acima dos 1000 metros de altitude.
Quinta-feira vai diminuindo o vento, baixa a temperatura mínima e sobe ligeiramente a máxima. As geadas serão mais frequentes mas ao longo do dia já se suporta melhor o frio. Poucas ou nenhumas nuvens fazem com que se sinta algum conforto quando estamos expostos ao sol.
Até Domingo vão manter-se as madrugadas muito frias e vão subindo ligeiramente as temperaturas diurnas. Podem aparecer algumas nuvens a partir de Sábado e até tem havido algumas previsões de precipitação no Domingo. Continuamos com muitas dúvidas do que se vai passar no fim de semana. O frio parece garantido, se vem a chover ou a nevar é que ainda não está bem definido nas previsões. Vamos ter que esperar por previsões mais recentes para esclarecer este aspecto. Agasalhem-se mas não se assustem pois este frio seco até se suporta bem durante o dia, gastamos é mais energia para aquecer as casas.