O frio vai continuar e intensificar-se até ao fim do mês de Janeiro. Como vai haver mais nebulosidade e alguma precipitação, a neve vai finalmente cair com regularidade. Este Sábado a chuva é frequente em todo o país e será neve na Serra da Estrela acima dos 1600 ou 1800 metros.
Na próxima semana há mais frio, bastante vento, alguns dias com poucas nuvens, outros nublados e com precipitação fraca que pode ser neve nas montanhas e nas localidades mais altas.
A tendência até ao fim do mês é para a continuação do tempo frio com alguma instabilidade, as montanhas ficam bem compostas de neve e pode haver alguns dias em que chegue às cidades mais altas.
O frio que se aproxima é bem superior ao que temos tido, pelo menos durante os dias pois as nuvens a tapar o sol e o vento a soprar com mais intensidade agravam a sensação de frio. As madrugadas vão ser férteis em geada e formação de gelo nas regiões do interior. As temperaturas negativas vão ser mais frequentes.
Previsões meteorológicas para os próximos dias:
Sábado, dia 19 – Céu muito nublado. Chuva e aguaceiros frequentes que podem ser por vezes fortes nas regiões do litoral Norte e Centro. Neve na Serra da Estrela acima dos 1600 a 1800 metros.
Subida ligeira das temperaturas.
Vento fraco a moderado de Sudoeste e Oeste.
Domingo, dia 20 – Frio na madrugada com possibilidade de neblina ou nevoeiro. Algum sol por entre as nuvens durante o dia.
Descida das temperaturas mínimas.
Vento fraco a moderado de Norte.
Segunda-feira, dia 21 – Céu pouco nublado. Frio na madrugada com formação de geada. Muito sol durante o dia.
Descida das temperaturas.
Vento fraco a moderado de Norte.
Terça-feira, dia 22 – Continuação do tempo frio. Céu parcialmente nublado. Possibilidade de aguaceiros fracos e pouco frequentes que podem ser de neve acima dos 1400 metros.
Temperaturas sem alteração significativa.
Vento moderado de Noroeste.
Quarta-feira, dia 23 – Céu nublado. Chuva ou aguaceiros fracos que podem ser de neve acima dos 1500 metros.
Temperaturas sem alteração significativa.
Vento moderado e forte de Noroeste.
A cota da neve na Terça e na Quarta-feira ainda pode sofrer alterações pois faltam alguns dias e há sempre mudanças de pormenor.
Na segunda metade da semana o tempo deve ser muito frio e aumenta a possibilidade de neve nas localidades mais altas.
Foto do Cântaro Magro – Serra da Estrela por Manuel Ferreira