O tempo instável veio para ficar, com chuva no Domingo no Norte e Centro e vários dias com alguma precipitação durante a semana. O nevoeiro também vai ser frequente, por vezes acompanhado de chuvisco. Ao longo da semana também haverá bons períodos sem precipitação difíceis de prever com muita antecedência o que obriga à consulta mais frequente das previsões de curto prazo.
As temperaturas mínimas vão subir significativamente e as máximas apenas ligeiramente devido ao facto de as nuvens irem tapando o sol. Essa subida tem mais significado na parte inicial da semana fazendo com que a queda de neve esteja ausente. Talvez a partir de Quinta-feira voltem a descer as temperaturas e já será possível regressar a neve à Serra da Estrela.
Com tanta instabilidade não vale a pena perder tempo com previsões de médio prazo que terão seguramente alterações de pormenor, mantendo-se apenas a tendência para tempo de chuva.
A chuva no Domingo vai ser de um modo geral fraca mas pode ser persistente ao longo de todo o dia nas regiões do Norte e Centro. Já no Alentejo e Algarve não chove praticamente nada. O nevoeiro também vai ser frequente principalmente nos locais de maior altitude. O vento será moderado de Sudoeste.
Na Segunda-feira também chove no Norte e Centro com menor intensidade ou apenas chuvisco persistente resultante do provável nevoeiro. Nota-se mais a subida de temperatura. Vento fraco a moderado de Sul.
A partir de Terça-feira haverá alguns períodos com sol a que se sucedem períodos de chuva com duração de algumas horas. As temperaturas serão amenas e o vento continua de Sul entre o fraco e o moderado.
Foto de Manuel Ferreira