O estado do tempo não sofre grandes alterações nos próximos dias, teremos muitas nuvens baixas, chuva fraca até Domingo e as temperaturas continuam relativamente amenas. O cenário muda no inicio da próxima semana com o sol a brilhar durante o dia e as temperaturas mínimas a descer de forma acentuada, as madrugadas passam a ser bastante frias.
A chuva vai ser mais frequente e por vezes moderada a Norte do Douro, fraca mas frequente nas regiões do Centro, entre o Tejo e o Douro, pouco frequente e bastante fraca nas regiões a Sul do Tejo. No Alentejo e Algarve a pouca chuva prevista só deve ocorrer no fim de semana.
A nebulosidade baixa vai originar a formação de neblina e nevoeiro que será mais frequente nas madrugadas de Sexta-feira e Sábado. Nas montanhas o nevoeiro pode persistir durante o dia.
A chuva em cada um dos dias deve ser assim distribuída:
Sexta-feira, dia 29, moderada no inicio da madrugada no Norte e no decorrer de toda a madrugada no Centro. Durante a manhã só deve chover nas regiões do Centro. Durante a tarde e à noite chuva fraca a moderada no Norte e chuvisco fraco no Centro. No Sul a chuva é pouco provável durante todo o dia.
Sábado, dia 30, chuva moderada no Norte na madrugada, pode chegar a Aveiro, Coimbra e Viseu perto do amanhecer. Durante a manhã chuva moderada no Centro e aguaceiros fracos no Norte. Durante a tarde e noite a chuva é fraca em todas as regiões, podendo chegar às regiões do Sul.
Domingo, dia 1, a precipitação será através de aguaceiros que serão mais frequentes na madrugada no Norte e Centro. Durante o dia os aguaceiros vão perdendo intensidade e podem chegar às regiões do Sul. À noite a precipitação já é pouco provável.
Como se verifica uma descida acentuada das temperaturas os aguaceiros podem ser de neve na Serra da Estrela acima dos 1600 a 1700 metros.
Nestes 3 dias são muitas horas com chuva mas a quantidade total de precipitação será pouca, pois será quase sempre chuvisco ou aguaceiros fracos. Apenas no Minho e litoral Centro a chuva será moderada.
A partir de Segunda-feira o céu torna-se pouco nublado e o Sol brilhará na maior parte do tempo em quase todas as regiões. Apenas não se deixará ver em alguns vales que venham a ter nevoeiro persistente, que parece pouco provável enquanto houver vento.
As temperaturas descem de forma acentuada, particularmente as mínimas, que podem chegar a ser negativas nas zonas mais frias do Nordeste. Nos locais abrigados pode haver formação de geada.
Nos primeiros dias da semana o frio vai notar-se mais pois o vento agrava a sensação de frio devido ao facto de ser moderado a forte de Nordeste.
A partir do meio da semana o vento perde intensidade e pode formar-se nevoeiro em alguns vales nas madrugadas e a geada pode ser frequente.
Durante o dia as temperaturas passam a ser amenas devido ao efeito do Sol e à diminuição da intensidade do vento.
Os dias em que se sente mais frio devem ser: a Segunda-feira, devido à intensidade do vento e a Terça-feira em que as temperaturas são efectivamente baixas e ainda se nota algum vento.
Se tiver coisas para fazer com tempo seco aproveite a próxima semana pois a precipitação parece pouco provável.
O frio vai intensificar-se mas já entramos em Dezembro e é normal que assim seja, é o tempo dele.
Foto de Manuel Ferreira