Estamos no Inverno e temos tido apenas tempo fresco, mas agora o frio vem para ficar durante muitos dias. Ainda não é frio extremo mas já vai dando para usar umas luvas e uns gorros. Mesmo assim somos o país mais “quente” da Europa que como é natural nesta altura do ano está debaixo de frio intenso e alguma neve.
Por cá a precipitação vai ser pouca ou nenhuma. O frio vai notar-se mais nas madrugadas pois durante o dia vai aparecendo o sol e as temperaturas ficam perfeitamente suportáveis. As geadas nos locais abrigados do vento vão ser cada vez mais frequentes.
Sexta-feira as temperaturas vão descendo progressivamente de Norte para Sul. No litoral Oeste Centro e Norte vão aparecer bastantes nuvens baixas que podem provocar chuvisco fraco. Pode cair uma amostra de neve nas montanhas do Norte acima dos 1000 m. As serras do Gerês, Larouco e Marão podem ficar esbranquiçadas embora seja mais o sincelo do que a neve. Vento moderado de Norte a dar uma sensação de frio superior ao que acusam os termómetros.
Sábado já há menos nuvens e as temperaturas continuam baixas. O vento moderado de Norte continua a fazer-se notar. A geada vai ser abundante nos locais abrigados.
Os dias seguintes serão com sol, madrugadas frias e vento fraco a moderado. A partir de Quarta-feira as temperaturas podem vir a descer para valores bem negativos. Continua a não haver nenhuma previsão fiável de queda de neve com consistência. Lá para o final da próxima semana caso viesse precipitação podia ser em forma de neve. Aguardemos por previsões mais recentes.
Foto de Pedro Ferrão Patricio.