Depois de um Outono com temperaturas amenas, vamos ter agora uma semana com muito frio. O Inverno meteorológico começa no inicio de Dezembro e a chegada deste frio é perfeitamente natural.
Teremos uma semana inteira com temperaturas baixas, mas a precipitação será pouca. Se chegar a ocorrer algum aguaceiro pode ser de neve em cotas relativamente baixas.
O vento vai aumentar o desconforto térmico nos primeiros dias da semana, mas depois tende a perder intensidade e a ausência de vento favorece a formação de geadas.
No Domingo e na Segunda-feira há bastante vento que agrava a sensação de frio, mas inibe a formação de geada na maior parte dos locais.
Nos vales ou locais abrigados do vento a geada vai formar-se pois as temperaturas são negativas.
Mesmo com temperaturas do ar ligeiramente positivas é possível que se forme geada. Para que tal ocorra a temperatura do solo e do ponto de orvalho têm que ser negativas.
A partir de Terça-feira o vento fica mais fraco e a formação de geada vai ser mais frequente, pois as temperaturas mínimas também tendem a descer.
A geada será mais frequente nas regiões do interior Norte e Centro, mas em algumas madrugadas pode chegar ao Alentejo e a algumas regiões do litoral.
Antes que comecem por aí a exagerar e a inventar recordes, convém referir que será uma semana com muito frio, mas dentro do normal para o Inverno e como á aconteceu variadíssimas vezes nesta época do ano.
O frio é certo mas a queda de neve é pouco provável, embora seja possível que chegue a aparecer de forma esporádica.
Normalmente as situações meteorológicas como a que vamos ter esta semana resultam em frio seco e sem precipitação.
No entanto, quando aumenta a instabilidade em altitude pode haver precipitação e já provocou, no passado, alguns nevões interessantes.
Com base nas previsões atuais a neve será pouca. Teremos que estar atentos à evolução das previsões pois a possibilidade de precipitação depende de nuvens formadas por convecção que só aparecem em previsões de curto prazo.
Consulte as previsões especificas que irei atualizando com mais frequência ao longo da semana para a Serra da Estrela e para a Guarda.
Aparentemente a Quinta-feira e a Sexta-feira serão os dias com maior probabilidade de queda de neve, pelo menos na Serra da Estrela.
As condições meteorológicas permitem a produção de neve artificial com os canhões da Estância de Ski na Serra da Estrela.
Este mês de Dezembro será frio como é normal nesta época do ano.
Depois desta semana com muito frio, teremos uma ligeira subida das temperaturas na semana seguinte.
A chuva será nessa altura mais provável e, por vezes, pode ser neve na Serra da Estrela.
Ainda falta muito tempo para o Natal, mas as previsões vão apontando para o frio normal na época.
Esta semana os gorros e as luvas vão dar jeito.
Foto de arquivo na Serra da Estrela, por Manuel Ferreira