Temos o Inverno à porta e o tempo invernal já vai dando os seus sinais nesta parte final do Outono. Até ao final do mês de Novembro vamos ter muita chuva, algum vento e alguma neve que são a fruta da época.
Considero isto bom tempo, pois vivemos um ano de seca num contexto de crise energética, tudo o que seja água e vento são uma enorme ajuda para a produção de energia elétrica.
A agricultura também agradece a continuidade da chuva e a chegada do frio, pois é neste contexto que os terrenos conseguem armazenar alguma água para depois se poder enfrentar o Verão.
Na passagem sucessiva de depressões com as respetivas superfícies frontais vamos ter algumas alterações bruscas na intensidade da precipitação e nas temperaturas.
Não nos podemos esticar muitos dias nos detalhes pois podem alterar com facilidade.
Deixo a seguir uma pequena panorâmica de como será esta semana no que diz respeito a Chuva, neve e vento.
Domingo, dia 20, chuva fraca ou chuvisco no Norte e Centro, mais provável no litoral Oeste. A partir do fim da tarde e durante a noite a chuva torna-se moderada no litoral e vai avançando para o interior.
Segunda-feira, dia 21, deve ser o dia com chuva mais intensa desta semana. Começa na madrugada no Norte e depois vai descendo até chegar às regiões do Sul durante a tarde.
Podem ocorrer inundações localizadas em sítios sensíveis, no inicio da manhã no Norte, durante a manhã e inicio da tarde no Centro e a partir da tarde no Sul.
De uma forma geral a chuva é mais intensa no Norte e Centro durante a manhã, já durante a tarde são apenas aguaceiros fracos.
Terça-feira, dia 22, a chuva é moderada nas regiões do Norte, fraca ou chuvisco nas regiões do Centro e pouco provável nas regiões do Sul. De uma forma geral chove muito menos do que no dia anterior.
Quarta-feira, dia 23, chuva moderada no Norte e Centro, sendo mais frequente na madrugada e manhã. Nas regiões do Centro ainda pode ser moderada durante a tarde.
Quinta-feira, dia 24, é um dia parecido com Segunda-feira, portanto com muita chuva e inundação localizadas.
É muito cedo para definir os horários da chuva mais intensa. Aparentemente a chuva forte também chega às regiões do Sul.
Um dia para se estar atento às previsões de curto prazo, pois há situações que vão requerer cautelas.
Sexta-feira e Sábado, também pode chover através de aguaceiros dispersos, mas ainda é prematuro para estar a entrar em detalhes pois as previsões sofrem sempre algumas alterações.
Finalmente começou a cair alguma neve em Portugal continental, pois nos Açores já tinha nevado.
Esta semana voltamos a ter alguma neve esporádica em alguns períodos, mas a chuva que se segue encarrega-se de a derreter rapidamente.
Os períodos em que pode nevar são:
Segunda-feira, dia 21, a partir do meio da tarde as temperaturas descem de forma brusca e os aguaceiros fracos previstos podem passar a ser de neve nas montanhas do Norte e Centro.
De uma forma geral esses aguaceiros são de neve ao fim da tarde acima dos 1300 ou 1400 metros.
Podem ocorrer alguns aguaceiros esporádicos à noite que podem ser uma pequena amostra de neve ou granizo fino acima dos 900 ou 1000 metros.
Acima dos 1300 metros a neve, sendo pouca pode ter algum significado, abaixo dessa cota é insignificante.
Terça-feira, dia 22, ainda pode nevar, pouca quantidade, acima dos 1300 metros durante a manhã, mas a partir do meio da tarde a chuva regressa mesmo às montanhas mais altas.
Sexta-feira, dia 25, podem ocorrer alguns aguaceiros de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, ainda é muito cedo para nos fiarmos nos detalhes.
Resumidamente a neve durante esta semana é pouca e dura pouco tempo por causa da chuva que se segue aos períodos em que neva.
Vamos esperar que Dezembro nos traga nevões mais generosos.
Esta semana, devido ao tempo invernal, já vamos ter vento a soprar por vezes forte, pelo menos nas zonas com mais altitude.
De uma forma geral é moderado o que é muito útil para os parques de energia eólica que temos espalhados pelo nosso território.
Os dias com mais vento são:
Segunda-feira sopra moderado a forte de Sudoeste e Oeste em todas as regiões.
No litoral é quase sempre forte e nas montanhas mais altas pode chegar a ser muito forte.
Como vem acompanhado por nuvens com precipitação pode fazer estragos em alguns locais com tornados ou rajadas localmente mais fortes.
É claramente o dia com mais vento durante esta semana.
Quarta-feira e Quinta-feira o vento de Sudoeste é moderado nas regiões do Norte e Centro, mas nas montanhas mais altas pode ser por vezes fortes.
Nos outros dias será entre o fraco e o moderado a predominar de Sudoeste.
As nuvens de Quinta-feira também pode provocar alguns tornados ou remoinhos localizados, no entanto o dia a ter cuidado com o vento é a Segunda-feira, mas não passa de um dia normal com bastante vento.
Pequenos estragos são o preço a pagar por este bom tempo de chuva. Não é possível ter sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.
Sempre foi assim e não tende a mudar muito.
Vamos ter tempo invernal e isso é o que faz falta nesta altura do ano.
Foto de arquivo por Pedro Lopes