O tempo vai melhorar e teremos poucas nuvens e subida gradual das temperaturas no fim de semana e no decorrer da próxima semana. Essa subida das temperaturas será mais acentuada nas regiões do interior do que nas regiões do litoral Oeste devido ao efeito da neblina matinal e do vento moderado de Noroeste.
As temperaturas nas madrugadas são relativamente baixas para esta época do ano até à próxima Sexta-feira. Durante o dia são amenas e vão subindo ligeiramente.
No fim de semana situam-se dentro do normal para a época e já se nota algum calor nas regiões do interior.
Durante a próxima semana vão continuar a subir de forma gradual e teremos bastante calor nas regiões do interior.
Na orla costeira ocidental as temperaturas são amenas ou até relativamente baixas devido à formação frequente de neblina ou nevoeiro matinal e ao vento moderado de Noroeste.
O calor apenas se vai notar nas regiões do interior e em particular no Alentejo onde se podem vir a atingir máximas de 35 ºC ou ligeiramente acima disso nos dias mais quentes.
Para todos os efeitos serão temperaturas dentro do habitual para o mês de Junho sem os exageros que muitos sensacionalistas gostam de apregoar.
A partir de Quinta-feira o céu fica em geral pouco nublado nas regiões do interior, mas no litoral Oeste pode continuar a haver neblina ou nevoeiro matinal.
Durante as tardes podem formar-se alguns cúmulos dispersos nas regiões do interior Norte e Centro.
Na próxima semana a nebulosidade será pouca embora na orla costeira continue a formar-se neblina ou nevoeiro nas madrugadas e no inicio das manhãs.
A chuva vai ser pouca ou nenhuma durante os próximos dias.
Durante as madrugadas e manhãs o nevoeiro no litoral Oeste pode originar chuvisco fraco mas vai ser pouco frequente.
Os cúmulos no interior Norte podem ameaçar alguma trovoada isolada e alguns aguaceiros dispersos de curta duração. Essa possibilidade parece muito baixa, pelo que o mais provável é não chover mesmo nada.
O vento será de um modo geral fraco de manhã e moderado à tarde a predominar de Norte e Noroeste.
Nas regiões do litoral Oeste vai ser moderado a forte à tarde, depois de levantar a neblina ou nevoeiro, soprando de Norte e Noroeste.
No Alentejo o vento Noroeste será moderado na maioria dos dias durante as tardes. O interior Norte será a região com menos vento.
Na orla costeira ocidental o vento moderado faz com que a estadia nas praias não seja muito agradável, apesar da subida gradual das temperaturas no fim de semana.
Saber o tempo que vai fazer durante um mês inteiro é um exercício de adivinhação que tem pouco de cientifico, pois quem lida diariamente com previsões sabe que a fiabilidade a mais de 10 dias é muito baixa.
O que vão dizendo agora as previsões é que teremos tempo estável e temperaturas agradáveis até ao dia 10 de Junho. Esta é a parte em que nos podemos fiar.
Entre o dia 10 e o dia 15 Junho indicam um período com alguma instabilidade, descida ligeira das temperaturas e alguns aguaceiros dispersos. Obviamente que esta parte da previsão carece de confirmação no curto prazo.
Na segunda quinzena as atuais previsões apontam para tempo estável com temperaturas agradáveis e dentro do normal no Verão. Podem perfeitamente vir a mudar, mas se assim for, melhor será.
Aparentemente teremos um mês de Junho tranquilo no que diz respeito a fenómenos meteorológicos extremos.
Foto de Manuel Ferreira