Vivemos uma época de voracidade mediática onde o sensacionalismo domina. Nas previsões meteorológicas o exagero sobrepõe-se ao bom senso todos os dias nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social.
Os modelos matemáticos vão sendo alterados e cada vez exageram mais em previsões a mais de 3 dias. Com o passar dos dias os dados acabam por ser mais suaves do que o previsto inicialmente a uma distância superior a dias.
Aos meteorologistas caberia a tarefa de atenuar esses exageros e avisar as pessoas que a fiabilidade das previsões meteorológicas só é elevada no curto prazo, pois no médio prazo há sempre alterações.
A maioria faz exatamente o contrário, propalam os exageros de uma forma tão sensacionalista que obtêm muitas visualizações e likes, assustando as pessoas de uma forma perfeitamente desnecessária.
É assim em tudo e a meteorologia não escapa às modas dos tempos modernos. Não interessa a verdade, apenas que muita gente interaja com noticias assustadoras ou ameaçadoras do bem estar.
Quando o bom tempo não incomoda ninguém, poucos realçam esse aspeto. O mau tempo é que vende, portanto há que pintar as previsões com aspetos negativos para o público comprar.
É por estas e por outras que depois ninguém acredita nos meteorologistas.
Este Verão anunciam-se vagas de calor como quem vende sabonetes. Depois na realidade temos que usar agasalhos à noite e há praias com tempo bem fresco e ventoso.
Sim, no mês de Junho houve alguns dias com calor acima da média, mas neste mês de Julho tem havido mais dias frescos do que exageradamente quentes.
As vagas de calor têm parâmetros definidos de duração em numero de dias e de valores de temperaturas acima da média. Esses parâmetros não são divulgados, assim cada um chama vaga de calor ao que lhe parecer ser.
Por vezes 3 dias quentes são logo apelidados de vaga de calor. Eu não sei quais os parâmetros do Ipma, mas penso que serão cerca de uma semana.
Nos próximos dias as temperaturas vão subir, mas como também aumenta o vento, mal se vai notar a propalada vaga de calor que deve ter 2 dias quentes no fim de semana.
As madrugadas continuam relativamente frescas e com algum vento de Nordeste.
O tempo seco vai continuar durante muitos dias, mas as temperaturas vão subindo e descendo, quase sempre dentro do que é normal no mês de Julho.
Não sei o que nos espera em Agosto, mas por agora não há motivo para alarme.
Já devem ter reparado que atualizo as previsões com menos regularidade do que era habitual e escrevo cada vez menos artigos na primeira página do site.
Cheguei à idade da reforma e percebi que estava a passar muitas horas sentado em frente do computador, o que não é muito saudável.
De velho se torna a menino, é um ditado popular que conheço desde pequeno. Passei a juventude na rua e particularmente calcorreando a Serra da Estrela.
Decidi que a reforma vai ser ativa como a juventude, mas com um ritmo mais lento. Vou passar mais horas caminhando nas montanhas do que em frente do computador.
Tenho vontade de continuar a atualizar as previsões meteorológicas para os milhares de seguidores que me acompanharam nos últimos 10 anos, mas o ritmo de publicações vai ser menor. A reforma é mais para desfrutar do que para trabalhar.
Espero comentar acontecimentos meteorológicos importantes que venham a ocorrer. As páginas da Guarda e da Serra da Estrela continuarão a ser atualizadas com alguma regularidade, principalmente no Inverno.
Há inúmeras aplicações de telemóvel que fornecem boas previsões meteorológicas, escolham uma e usem sempre o sentido critico.
Já sabem que as tretas e as parangonas na comunicação social são para o interesse deles, pouco se importam com a verdade e o seu conforto, apenas querem explorar as suas emoções.
Ajudarei quando puder, mas agora é para manter qualidade de vida saudável.
Boas férias a todos.
Obrigado por tudo o que partilhaste connosco e em boa hora te dedicaste a este assunto. Ainda sonho fazer 1 daqueles triângulos fantásticos sobre a serra. Bons passeios. Abraço, Vítor
Olá Vitor, chegou o mais do que merecido descanso. Fico feliz por saber que vais continuar a fazer o que gostas a um ritmo mais pausado na tua amada Estrela.
Continuarei à espera das tuas previsões sempre tão fidedignas, vão fazer falta!
Um beijinho para a Bé e outro para ti.
Graça Pereira (da casa da Bé no Porto, ano 1988/89)