Céu pouco nublado ou limpo e temperaturas amenas vão caracterizar o tempo na passagem de ano de 2021 para 2022. Pouco frio, pouco vento, poucas nuvens, mas algum nevoeiro em vales baixos do interior.
As montanhas e localidades situadas em altitude podem ter temperaturas mais elevadas do que outras situadas em vales e zonas baixas.
O anticiclone situado em cima da Península Ibérica provoca o bloqueio à passagem das depressões com as respetivas frentes associadas, o que origina tempo estável e céu limpo.
Os ventos são de Sul e transportam ar mais quente vindo das latitudes mais tropicais. Já sabemos que o vento de Sul traz calor e o vento de Norte traz frio.
Quando derem as badaladas a assinalar o inicio do novo ano em Portugal continental teremos céu pouco nublado ou limpo na esmagadora maioria do território.
Não é de descartar a hipótese de haver nevoeiro em alguns vales mais húmidos ou zonas baixas com menos vento.
As temperaturas são acima da média para esta época do ano e vão ser tão elevadas nas zonas com maior altitude como nas zonas mais baixas.
Na cidade da Guarda e na Serra da Estela podemos ter temperaturas mais altas do que em muitas cidades situadas em zonas mais baixas, tais como Castelo Branco ou Covilhã.
As temperaturas no interior Norte e Centro à meia noite vão rondar 8 ºC, mas não me admiraria se em zonas altas estivessem cerca de 12 ºC.
No Alentejo e no interior algarvio estão previstas temperaturas entre os 12 ºC e os 14 ºC.
Já no litoral vão ser ainda superiores variando entre os 14 ºC e os 16ºC, no caso de haver nevoeiro vão ser ligeiramente mais baixas.
As temperaturas vão ser inferiores a estes valores nos locais onde se formar nevoeiro, mas mesmo assim acima da média para a época.
De uma forma geral vamos ter temperaturas que não dão para arrefecer as bebidas, vamos ter que usar os frigoríficos pois o frio natural que fazia das varandas o frigorifico não existe este ano.
Estes luxos têm um preço pois o tempo não é sempre igual e muda com facilidade.
A partir do dia 4 de Janeiro as temperaturas começam a descer para valores normais para a época, mas logo a seguir vem frio mais a sério.
A nebulosidade também vai aumentar e pode haver alguma precipitação que será neve nas montanhas.
No dia de Reis o frio já se nota pois as temperaturas podem ser negativas em muitos locais do interior.
É muito cedo para estar a entrar em detalhes, mas podem ir contando com um mês de Janeiro dentro do normal.
Os meus votos são para que 2022 nos traga mais neve e mais chuva.
A maioria dos meus seguidores gosta de neve mas vamos ter tempo na passagem de ano sem nenhuma neve na Serra da Estrela.
Tenho esperança que na primeira quinzena de Janeiro a neve apareça, mas para terem certezas vão depois consultando as previsões para a Serra da Estrela.
Para além de muita neve desejo a todos um feliz ano de 2022.
Foto de Manuel Ferreira