As previsões da Meteorologia para o Natal de 2018 apontam para tempo estável, com pouco frio, pouca ou nenhuma chuva, pouco vento, algum sol filtrado por nuvens altas, bastante neblina ou nevoeiro matinal. As temperaturas vão ser acima da média para esta época do ano.
O anticiclone vai instalar-se sobre o território nacional e provocar muita estabilidade. O primeiro resultado dessa estabilidade são as inversões térmicas, com temperaturas amenas nas zonas altas, particularmente nas montanhas, e o frio a acumular-se nos vales e zonas mais baixas. Pode haver noites menos frias nas zonas altas da Serra da Estrela do que nos vales mais baixos.
Daí resulta o facto de as neblinas e nevoeiros se acumularem nos vales mais baixos e mais húmidos e o sol brilhar com mais facilidade nas montanhas mais altas. Pode haver locais onde o nevoeiro persista durante o dia, principalmente nos vales do Douro e seus afluentes, sendo aí as temperaturas mais baixas.
A neve na Serra da Estrela é para esquecer, já havia pouca e a tendência é para derreter quase toda. As temperaturas vão rondar os 10 ºC nas zonas mais altas durante vários dias seguidos o que impede a existência de qualquer tipo de neve.
O dia com menos nuvens deve ser o Domingo. Durante a semana há bastantes nuvens médias e altas a filtrar o sol e a deixar passar alguns raios solares em alguns momentos e a tapar completamente em outros momentos. A chuva resultante dessas nuvens será pouca ou nenhuma. É mais provável haver chuvisco fraco nas zonas onde o nevoeiro persistir durante o dia.
O vento vai ser fraco na maioria dos dias. Predomina de Leste e Sueste. É tão fraco que pode mudar de direcção com muita facilidade. Esta ausência de vento também contribui para o formação das neblinas e nevoeiros.
A estabilidade da Meteorologia Natal 2018 pode vir a prolongar-se até ao fim do ano, embora seja provável alguma descida das temperaturas a partir do meio da semana.
De uma forma geral o tempo na próxima semana é agradável nas zonas onde brilhar o sol e muito cinzento nas zonas em que o nevoeiro persistir durante o dia. Pouco frio e nenhuma neve neste Natal.
Foto de Manuel Ferreira