A meteorologia em Março de 2022 vai ser bem diferente do que foi nos últimos 2 meses. O Inverno que ainda não veio vai aparecer agora e ainda bem pois bem precisamos de muita chuva e algum vento.
Podemos dizer que vamos ter bom tempo, pois é aquele que agora faz mais falta. Já estamos fartos de Sol e da ausência de chuva e neve.
Bom tempo é aquele que aparece quando mais precisamos, a chuva vai aparecer quando estamos mais necessitados, por isso não façam alertas de mau tempo mas festas por bom tempo.
Neste Sábado chove qualquer coisa nas regiões do Centro e Sul mas será fraca e com pouco significado.
A chuva mais a sério vai aparecer na Segunda-feira à noite e na madrugada de Terça-feira. Durante o dia de Terça-feira podem ocorrer aguaceiros.
Como as temperaturas são baixas, pode nevar acima doa 1400 metros, sendo o maior nevão deste ano na Serra da Estrela, até agora.
A partir de Quarta-feira as previsões de médio prazo apontam para a probabilidade de chuva dia sim dia não.
As superfícies frontais vão finalmente passar com regularidade nas nossas latitudes e deixar chuva e neve em quantidade apreciável.
Não vou agora entrar em detalhes sobre os dias em que chove mais pois as previsões têm sempre algumas alterações, mas de uma forma geral podem cair entre 50 a 100 mm de precipitação até ao dia 15 de Março.
Esse valor é generoso e ligeiramente acima da média para esta época, assim se venha a confirmar.
Claro que não se resolvem os problemas da seca com uma semana ou duas de chuva, mas os piores cenários que já se iam anunciando não se vão confirmar.
Ainda não é desta que viramos deserto.
As albufeiras daqui por 15 dias já vão ter outro aspeto, subindo para níveis próximos do normal.
Nos próximos dias as temperaturas continuam relativamente baixas. O frio não é demasiado mas as temperaturas são ligeiramente abaixo da média para esta época do ano.
As madrugadas no fim de semana são bem frias e pode haver geada em muitos locais do interior.
Nos dias em que o sol predomina as temperaturas diurnas ficam mais amenas mas mesmo assim com uma leve sensação de frio.
Nos dias com muitas nuvens e chuva as mínimas sobem ligeiramente mas descem as máximas. Ficamos com as temperaturas relativamente baixas de um dia de Inverno.
Estas temperaturas vão permitir que parte da precipitação prevista seja em forma de neve nas montanhas mais altas.
Estamos a viver a época com menos neve sempre em Portugal continental. A ausência de chuva também significou ausência de neve.
A meteorologia em Março parece que também nos vai trazer novidades no que diz respeito à possibilidade de nevar.
Nevou na Serra da Estrela, em pequena quantidade, na passada Quinta-feira, depois de meses sem neve.
Tudo indica que na próxima Terça-feira volte a nevar, mas agora em quantidade mais generosa.
Até ao dia 15 a maior parte da precipitação prevista vai ser em forma de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela.
Teremos alguns períodos em que pode ser apenas chuva, mesmo na Torre, mas como neva na maior parte das vezes vai acumular um manto razoável.
Teremos mais neve em Março do que tivemos desde Outubro até agora.
Claro que nesta altura do ano a neve se conserva menos e fica com pior qualidade nos dias em que brilhar o sol, no entanto pode haver alguns dias bem interessantes para a prática de desportos de Inverno.
Depois podem acompanhar as previsões especificas que serão atualizadas cada vez que vier a nevar, na página dedicada às Previsões de Neve.
Temos tido um dos Invernos com menos vento de sempre. O vento também faz falta para a produção de mais energia pelas eólicas.
Claro que vento muito forte não é bom para nada, nem para as eólicas.
No fim de semana ainda continuamos com vento fraco, mas a partir de Segunda-feira à tarde já se torna moderado e pode ser forte nas zonas mais altas.
Para já parece que vai aumentar de intensidade durante a próxima semana mas fica-se pelo moderado ou moderado a forte. Não deve fazer estragos e ajuda a produção de energia.
As nuvens com maior desenvolvimento vertical podem sempre provocar rajadas mais fortes e alguns estragos localizados mas de pequena monta.
Como não podemos ter sol na eira e chuva no nabal, também temos que perceber que chuva com fartura só vem com condições que podem provocar ligeiros estragos.
Será que a chuva é certa? É a pergunta que muitos colocam, alguns só acreditam quando se molham.
As previsões podem sempre mudar, no entanto parece-me que até ao dia 15 alguma chuva e neve virá.
A dúvida é se é muita ou relativamente pouca, eu espero que seja em quantidade razoável até ao dia 15.
Para a segunda quinzena de Março ainda é cedo para nos fiarmos nas previsões, mas o mais provável é a alternância entre dias com chuva e outros com sol.
Uma coisa parece certa, o tempo vai ser bem melhor do que foi nos últimos 2 meses em que se pôde passear muito mas não choveu nada.
Venha lá a chuva que faz falta.
Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira