Depois de alguns dias quentes e estáveis neste inicio do mês, a meteorologia em Maio de 2020 vai ser agora marcada por tempo instável e descida acentuada das temperaturas a partir de Sábado. Na próxima semana os aguaceiros são frequentes e as temperaturas são ligeiramente abaixo da média para esta época do ano.
Já sabemos que a meteorologia no mês de Maio costuma ser caracterizada pelas habituais trovoadas. Apesar de não serem muito frequentes, este ano também vão aparecer algumas. São prováveis já nesta Sexta-feira nas regiões do interior.
As temperaturas vão descer de forma acentuada no próximo Sábado e vão manter-se relativamente baixas durante a próxima semana.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 7 ºC e os 10 ºC nas regiões do interior, podendo chegar aos 5 ºC nos sítios mais frios a meio da semana. Nas regiões do litoral variam entre os 12 ºC e os 15 ºC, podendo chegar aos 10 ºC nos dias mais frios.
As temperaturas máximas agradáveis que se verificam na Quinta-feira e na Sexta-feira só se devem voltar a repetir na segunda quinzena do mês de Maio pois durante a próxima semana serão bastante mais baixas.
A partir de Sábado as máximas variam entre os 15 ºC e os 20 ºC nas regiões do Norte e Centro, podendo mesmo ser abaixo dos 15 ºC nos dias mais frescos em locais habitualmente mais frios.
Nas regiões do Sul são ligeiramente mais altas e devem variar entre os 18 ºC e os 23 ºC. Nos dias mais quentes podem chegar aos 25 ºC mas nos dias mais frescos podem não passar dos 20 ºC.
Em termos gerais será uma semana com temperaturas ligeiramente abaixo da média para esta época do ano. Não se pode falar em frio mas o calor também vai ser pouco, teremos temperaturas amenas ligeiramente para o fresco.
A precipitação passa a ser mais frequente e será normalmente através de aguaceiros que alternam com alguns momentos em que até brilha o sol.
Este tempo instável com aguaceiros sofre muitas alterações diárias nas previsões, no entanto, apesar de saber que pode haver mudanças de pormenor, deixo o cenário previsto para os próximos dias.
Sexta-feira dia 8 – Céu parcialmente nublado, alguns cúmulos com desenvolvimento vertical. Possibilidade de aguaceiros tipo trovoada, mais prováveis na madrugada e à tarde nas regiões do interior Norte e Centro.
Temperaturas agradáveis apesar de uma ligeira descida da máxima.
Vento fraco de Sul e Oeste.
Sábado dia 9 – Céu bastante nublado, cúmulos e nuvens altas. Chuva e aguaceiros em todo o território nacional, mais prováveis de manhã no litoral e à tarde no interior.
Temperaturas com descida acentuada em todas as regiões, mais notória a partir da tarde.
Vento moderado de Sudoeste e Oeste.
Domingo dia 10 – Céu parcialmente nublado, neblina matinal nas regiões do litoral, alguns cúmulos nas regiões do interior. Possibilidade de aguaceiros fracos dispersos e esporádicos.
Temperaturas amenas sem alteração significativa.
Vento moderado de Oeste e Noroeste.
Segunda-feira dia 11 – Céu parcialmente nublado, neblina matinal nas regiões do litoral, alguns cúmulos e nuvens altas. Possibilidade de aguaceiros fracos ou chuvisco nas regiões do Norte e Centro.
Temperaturas amenas, relativamente baixas nas regiões do Norte.
Vento moderado de Oeste.
Terça-feira dia 12 – Céu bastante nublado, muitos cúmulos, nuvens médias e altas. Chuva e aguaceiros frequentes em todo o território nacional que serão mais prováveis durante o dia.
Temperaturas relativamente baixas devido a nova descida.
Vento moderado de Oeste e Noroeste.
Quarta-feira dia 13 – Céu bastante nublado, muitos cúmulos que podem ter algum desenvolvimento vertical. Possibilidade de aguaceiros dispersos, tipo trovoada, que serão mais prováveis nas regiões do Centro e do Sul.
Temperaturas relativamente baixas sem alteração significativa.
Vento fraco a moderado de Oeste e Sudoeste.
Apesar de sabermos que são pouco fiáveis e sujeitas a grandes alterações deixo as previsões de médio prazo para o resto do mês de Maio.
Entre os dias 14 e 18 de Maio as temperaturas devem continuar relativamente baixas, os aguaceiros dispersos devem continuar a ocorrer podendo por vezes serem acompanhados de trovoada. O vento vai ser relativamente fraco.
Entre 19 e 23 de Maio é provável que haja uma subida acentuada das temperaturas fazendo com que se sinta algum calor. A precipitação é menos provável, apenas algumas trovoadas esporádicas. Na maioria dos dias deve brilhar o sol. O vento será normalmente fraco.
Na parte final do mês pode voltar alguma instabilidade, mas ainda falta muito tempo para se poderem definir os pormenores.
Resumidamente teremos um mês de Maio com semanas bem diferentes umas das outras no que diz respeito ao tempo. A primeira foi com temperaturas agradáveis. A segunda prevê-se com tempo mais fresco e alguma chuva. A terceira talvez seja mais seca e com algum calor e a quarta pode voltar a ter alguma instabilidade.
Para já não se prevê nada fora do vulgar para esta época do ano. Muitas variações no estado do tempo mas nada de extraordinário.
Foto na região da Guarda por Arménio Bernardo