Meteorologia em Fevereiro

Meteorologia em Fevereiro, ora primaveril ora invernal.

A meteorologia em Fevereiro vai ser fértil em mudanças bruscas no estado do tempo e bem antagónicas. Tivemos uma semana primaveril e agora vamos ter uma semana bem invernal.

A meio do mês as temperaturas voltam a subir e chove menos, sendo provável que no final do mês regresse de novo a chuva e o frio.

Podemos dizer que de uma semana para a outra o estado do tempo muda completamente.

A meteorologia em Fevereiro costuma ser assim com mudanças frequentes, mas este ano as alterações são mais bruscas e mais acentuadas.

De uma forma geral há pouco frio e a chuva volta a ser generosa.

Os dias mais agitados começam já nesta Quinta-feira, dia 8, pelo que deixo a seguir os aspetos mais destacáveis nas previsões dos próximos dias:

Quinta-feira, dia 8 de Fevereiro

Uma superfície frontal atravessa todo o território continental de Norte para Sul e do Oeste para Leste, deixando muita chuva acompanhada por muito vento em todas as regiões.

Será claramente o dia com mais vento. Sopra forte de Sul, podendo ser muito forte no litoral e nas terras altas onde pode provocar alguns estragos.

Depois de tantos dias sem vento e nas proximidades do Carnaval, não faltam por aí estruturas mal construídas para o vento deitar abaixo.

A chuva é mais intensa durante a manhã no Norte, durante a tarde no Centro e durante a noite no Sul, mas de uma forma geral vai chovendo em todas as regiões durante bastante tempo.

O Alentejo e o Algarve também vão receber uma quantidade de chuva importante, mas parece sempre pouca pela falta que faz.

Na Serra da Estrela pode começar a nevar na Torre ao fim da manhã mas a partir do meio da tarde e à noite passa a ser apenas chuva em todas as altitudes. Não é dia para passear na Serra, pois o vento é muito forte.

Sexta-feira, dia 9 de Fevereiro

Na madrugada ainda chove bem no Algarve.

Durante a manhã recomeça a chover no litoral Oeste e vai avançando para o interior, onde a chuva é mais ou menos generalizada no inicio da tarde.

Podem ocorrer aguaceiros localmente fortes e não é de excluir a possibilidade de trovoada, pois há nuvens com desenvolvimento vertical.

Na Serra da Estrela começa por ser chuva durante a manhã, mas ao fim da tarde pode passar a ser neve nas zonas mais altas. À noite pode acumular alguns centímetros na zona da Torre.

Sábado, dia 10 de Fevereiro

O frio agravado pelo vento, moderado a forte de Noroeste, é a principal característica deste dia.

Há chuva fraca ou moderada e aguaceiros que são mais frequentes no litoral. Se compararmos com os dias anteriores podemos dizer que chove menos.

A descida das temperaturas permite que a precipitação seja em forma de neve acima dos 1300 a 1500 metros de altitude, deixando assim um pequeno nevão na Serra da Estrela e nas montanhas mais altas do Norte.

Esporadicamente pode chegar a nevar em cotas de 900 a 1000 metros de altitude mas as hipóteses de pegar são muito reduzidas.

As regiões mais a Norte em Trás os Montes são as que podem ver alguma neve nestas cotas, mas será sempre pouca.

Temos um página especifica onde depois pode consultar a evolução das Previsões de Neve.

Domingo, dia 11 de Fevereiro

Começa com uma madrugada bem fria, mas sem chuva.

Ao fim da manhã começa a chover no litoral Oeste e durante a tarde a chuva chega ao interior de forma fraca mas generalizada.

Continua frio nas zonas baixas mas as temperaturas começam a subir em altitude.

Ainda pode começar a nevar durante a tarde na Serra da Estrela e no extremo Norte de Trás os Montes, mas a subida das temperaturas faz com que passe a ser chuva durante a noite.

Segunda-feira, dia 12 de Fevereiro

As temperaturas continuam a subir ligeiramente e há muitas nuvens baixas com nevoeiro frequente.

Pode ocorrer chuva fraca persistente nas regiões do Norte e moderada nas regiões do Centro e do Sul.

Não vou entrar em muitos detalhes pois faltam muitos dias e as previsões ainda podem alterar significativamente.

Temperaturas amenas a seguir

A tendência para os restantes dias da próxima semana aponta para uma subida gradual das temperaturas, voltando a ficar em valores primaveris.

Talvez com bastantes nuvens e alguma chuva mas sem frio significativo.

Certo é que vamos ter chuva forte até Sexta-feira e algum frio no fim de semana. O que vem a seguir ainda não é certo, mas parecem ser temperaturas amenas.

Apesar da chuva e do frio divirta-se no Carnaval.

Foto de Arquivo de Gonçalo Poço Fotografia é assim que gostamos da Serra da Estrela, mas agora não vai chegar a tanto. Algo nevará.


Leave a Reply

Outras publicações:

tempo fresco
meteorologia em Maio
meteorologia para o 25 de Abril
tempo em Abril
meteorologia na Páscoa
Meteorologia Serra da Estrela
Previsões Serra da Estrela
Previsões de Neve
LaVie Guarda
Vítor Baía ©2024 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum