Este Domingo chove muito nas zonas onde a água faz mais falta. Algarve, Alentejo e vale do Tejo são as regiões com mais chuva. Lisboa e Setúbal também podem vir a ter problemas com a chuva.
O vento forte e alguns tornados podem provocar estragos localizados no Algarve e Litoral Alentejano, mas também podem ocorrer noutras regiões com menos frequência e intensidade.
Uma depressão com características tropicais entra pelo Algarve e sai por Bragança, atravessando o território nacional durante o dia de Domingo.
Não concordo que se ponham nomes de pessoas às depressões por isso não a cito. Em minha opinião devíamos dar um número de ordem a cada depressão seguido de outro número de uma escala de intensidade.
Com ou sem nome, vai deixar muita chuva, algumas inundações nos locais do costume e alguns estragos com o vento.
Mais importante do que os estragos serão os benefícios de tanta água nas regiões em seca.
Atualização às 14 horas de Domingo, 22-10.
A depressão está a passar mais a sul do que o anteriormente previsto. A chuva forte já não chega a Setúbal e Lisboa e às regiões a Norte do Tejo.
Pode chover mas será chuva fraca ou moderada. A chuva forte fica-se pelo Algarve e Alentejo.
Texto original que se mantém atual:
A chuva intensa chega ao Algarve nas primeiras horas da manhã e continua até ao inicio da tarde, sendo mais forte no litoral.
No litoral alentejano também chove muito durante toda a manhã. A possibilidade de inundações localizadas e alguns tornados de vento é para ter em conta.
Esse risco é mais elevado no Barlavento Algarvio, mas todo o Algarve está sujeito a pequenas inundações. Vão ser reveladas mais algumas obras mal feitas.
Ao fim da manhã e inicio da tarde também chove bem em Beja e Évora.
O risco de inundações localizadas é bastante elevado nas regiões e horários citados pois esta depressão não fica atrás em intensidade da que passou na Quinta-feira.
O vento vai ser forte no litoral algarvio e no litoral alentejano, pois é quanto a depressão está no auge. Depois de entrar em terra vai perdendo intensidade.
Os tornados são muito prováveis em toda a região Sul mas não são de descartar nas outras regiões.
Às vezes há medo em falar em tornados, como que fosse um exclusivo dos Estados Unidos.
Há tornados em qualquer parte do mundo, variam muito de intensidade, pois depende do poder da nuvem que lhes dá origem.
Ascendências de vento muito fortes provocam muito vento à superfície e também descendências fortes.
Toda essa movimentação origina tornados que não são mais do que remoinhos de ar e humidade ascendente. Duram pouco tempo, mas podem provocar estragos localizados.
Uns são mais fortes e outros são mais fracos, mas são todos tornados, não há que ter medo de os tratar pelo nome.
Há condições para ocorrerem no Domingo, só espero que sejam fracos e provoquem poucos estragos, mas nunca se sabe bem qual a intensidade que vão ter.
As regiões do Norte vão ter um dia tranquilo, os problemas são mais no Sul e no Centro.
Durante a próxima semana continua a chover. A seca vai sendo eliminada aos poucos.
Pode acompanhar a situação acompanhando o Radar do IPMA para ver onde está a chover em cada momento.