Vamos ter mais uma semana com tempo fresco e algumas nuvens. A chuva é pouca e ocorre mais no Norte e no Litoral Oeste. Nas regiões do Sul não chove, há menos nuvens e as temperaturas são agradáveis.
As temperaturas são ligeiramente abaixo da média para esta época do ano, mas vão subindo a pouco e pouco e na parte final do mês de Maio já pode vir algum calor agradável.
Nos próximos dias o estado do tempo é bem diferente consoante a região onde estivermos.
A norte do rio Douro será bem fresco, com chuva e aguaceiros relativamente fracos mas que podem ser frequentes em alguns dias.
No litoral Oeste também estará tempo fresco com muitas nuvens baixas. Neblina matinal frequente e chuva fraca ou chuvisco durante vários dias.
A região do interior Centro terá madrugadas frescas e temperaturas relativamente amenas durante o dia. Os aguaceiros são fracos, de curta duração e mais prováveis durante a tarde.
Já nas regiões do Sul é tudo mais agradável. Muito sol e algumas nuvens dispersas mas sem chuva, temperaturas agradáveis.
As temperaturas vão subir de forma ligeira, mas mesmo assim continuamos com tempo fresco até Quinta-feira, dia 23 de Maio.
As temperaturas mínimas sobem pouco, portanto as madrugadas continuam a ser relativamente frias.
Durante o dia as máximas vão ficando mais amenas mas ainda são abaixo da média para esta época do ano.
O calor moderado só deve aparecer nos últimos dias do mês de Maio. As previsões ainda vão mudando muito no que diz respeito a esse aspeto, ora dão calor significativo, ora dão calor moderado.
Algum calor virá, resta saber se é muito ou pouco.
Não parece que o calor venha para ficar pois vão aparecendo algumas previsões a admitir o regresso do frio no inicio de Junho. Podem confirmar-se ou não.
A chuva pode ocorrer todos os dias durante uma semana mas é pouca e a distribuição pelo território nacional é muito irregular.
A Sul do rio Tejo a chuva é pouco provável. Apenas algum chuvisco esporádico no litoral alentejano.
A norte do Douro pode chover todos os dias, embora seja chuva fraca ou aguaceiros pouco frequentes.
Na região Centro, entre o Douro e o Tejo, vão ocorrer alguns aguaceiros dispersos que são mais prováveis durante as tardes.
O litoral Oeste terá nuvens baixas frequentes com chuvisco ou aguaceiros fracos todos os dias.
Em todas as regiões há alguns bons períodos sem chuva. Até podemos dizer que na maior parte do tempo não chove, mas pode aparecer quando menos se espera.
As características da chuva em cada um dos dias é a seguinte:
Sábado, dia 18 – Chuva fraca ou chuvisco na madrugada e manhã no litoral Oeste. Aguaceiros frequentes durante o dia na região Norte. Aguaceiros fracos e esporádicos na região Centro, mais prováveis durante a tarde.
Domingo, dia 19 – É um dia diferente pois as nuvens podem ter desenvolvimento vertical e originar aguaceiros tipo trovoada no Norte e Centro. Vão ser de curta duração mas já podem ser localmente fortes. São mais prováveis durante a tarde, mas no Norte também podem ocorrer ao fim da manhã.
Segunda-feira, dia 20 – Repete-se o chuvisco no litoral Oeste. Alguns aguaceiros dispersos durante a tarde no interior Norte e Centro.
Terça-feira, dia 21 – Chuva fraca ou chuvisco no litoral Oeste e no Norte. Aguaceiros fracos dispersos no interior Centro.
A partir de Quarta-feira as previsões indicam menos chuva, apenas alguns aguaceiros dispersos no Norte.
A partir do dia 23 as previsões apontam para uma subida gradual das temperaturas.
O fim de semana de 25 e 26 de Maio pode ser com algum calor agradável.
Ainda há dúvidas sobre quanto tempo vai durar esse calor e qual a intensidade que terá.
É certo que o tempo fresco dura mais uma semana e que depois as temperaturas vão subir.
Se sobem muito ou pouco é a dúvida que temos que tirar em previsões futuras.
Foto no Rio Douro por Gonçalo Poço Fotografia