O tempo estável tipo Primavera antecipada vai continuar, pois o anticiclone vai continuar pelas nossas latitudes durante mais uma semana, pelo menos.
As temperaturas descem ligeiramente mas mesmo assim ainda ficam um pouco acima do normal para esta época do ano.
Há algumas nuvens médias e altas que não são suficientes para tapar o sol completamente.
Anticiclone também é sinónimo de nevoeiro matinal nos vales. O vale do Douro e seus afluentes Côa, Sabor, Tua e Tâmega são os principais “clientes” do nevoeiro quanto estamos em situação de alta pressão.
Quando não faz sincelo pode fazer chuvisco, como é o caso desta vez, pois as temperaturas são positivas.
A situação meteorológica atual não deixa grandes dúvidas que continuamos sem chuva até ao final do mês de Janeiro, e muito provavelmente nos primeiros dias de Fevereiro.
Vão aparecendo algumas previsões a apontar para o regresso da chuva depois de 7 ou 8 de Fevereiro.
É claro que previsões a esta distância são pouco fiáveis, no entanto já vão admitindo que o anticiclone vai passear para outras latitudes.
É sempre de manter a dúvida mas fica a possibilidade em aberto.
Os dias mais “quentes” de Janeiro foram durante esta semana, a partir de agora as temperaturas vão descendo muito lentamente.
Ainda ficam ligeiramente acima da média para a época mas tendem a aproximar-se do normal.
Não vai haver frio significativo mas fica mais fresco do que atualmente.
Este tempo quente fora de época vai ter um preço. Não sabemos quando, mas a resposta será um período muito frio durante a próxima Primavera, ou no que ainda falta de Inverno, que é muito.
Uma semana com tempo estável é garantida, o que nos espera a seguir ainda é duvidoso, mas a chuva e o frio ainda vão tardar.
Foto de Manuel Ferreira