Um anticiclone está a instalar-se no Sul da Europa fazendo com que o tempo seja caracterizado por estabilidade elevada com sol ou nevoeiro. São dois cenários completamente diferentes que vão coexistir durante muitos dias. Se nos locais em que brilhar o sol o tempo vai ser de autêntica Primavera, já nas zonas em que o nevoeiro persistir o tempo será de Inverno.
A maior dificuldade vai ser adivinhar quais os locais em que o nevoeiro persiste durante o dia, já que nas madrugadas vai ser tão frequente que acaba por aparecer na maior parte das regiões. A região de Trás os Montes e a parte Norte da Beira Interior devem ser as zonas com mais nevoeiro a persistir durante o dia, particularmente nos vales dos rios afluentes do Douro.
Esta situação pode vir a durar até ao fim do ano, caso se confirme esta duração prolongada, muitos dos nevoeiros persistentes podem vir a dar origem à formação de sincelo. A região de Bragança pode vir a ser a mais afectada por este fenómeno de formação de gelo nas árvores e arbustos.
As temperaturas também vão depender da existência de sol ou nevoeiro. Serão bem agradáveis nas zonas ensolaradas e bastante mais baixas nas zonas que hibernam debaixo do nevoeiro.
O Vento será fraco de componente Leste e Nordeste. As montanhas mais altas serão um óptimo destino para se sentirem acima das nuvens. Na Serra da Estrela têm neve acumulada, como o tempo é excelente pode ser visitada com a máxima segurança e sem a mínima chatice.
Para mim Natal devia ser todos os dias, desejo a todos os seguidores que este se torne tão duradouro e estável como o tempo dos próximos dias. Obrigado pela vossa confiança demonstrada com milhões de visitas em 2016. Espero que em 2017 consiga manter o vosso interesse e vos presenteie com boas previsões. Boas Festas.
Foto de Manuel Ferreira