Nevão na Serra da Estrela

Esta Segunda-feira vai chover bem no Norte e Centro e de forma mais fraca no Sul. Como temos tempo frio essa chuva será neve nas montanhas do Norte e Centro. Na madrugada vamos ter chuvisco que pode ser neve acima dos 1000 m . No inicio da manhã a chuva intensifica-se e a cota da neve vai subir para os 1300 ou 1400 m.

 

A quantidade de neve que vai cair na Serra da Estrela será significativa. Vai assim ser reposto o aspecto branco que a chuva da semana passada retirou. Como a seguir ainda neva mais e continua muito frio, podem ir preparando as coisas para visitarem a  Serra com muito frio e neve. O tempo pode melhorar a partir de Quarta-feira mas mantendo o frio. Fica bom para quem gosta de escalar gelo ou esquiar neve de qualidade em ambiente gelado. Os casacos de plumas vão dar muito jeito.

 

Terça-feira continua a nevar mas com menos intensidade acima dos 1300 m durante o dia. À noite entra uma massa de ar muito frio e a cota da neve vai baixar repentinamente. Nas regiões do Norte vai finalmente nevar em cotas baixas, 500 m ou até menos. Não será muita quantidade, mas como a seguir o frio vai gelar tudo, pode vir a criar alguns problemas no trânsito. Esse frio atinge depois as regiões do Centro onde a cota da neve também pode descer rapidamente para os 600 m. Será pouca quantidade mas também deve gelar a seguir. Analisarei melhor esta previsão nos próximos dias mas a hipotese de nevar qualquer coisa em sitios baixos começa a existir.

 

Frio a sério é o que está previsto para o resto da semana. Com tempo muito frio as hipóteses de precipitação são menores mas pode haver alguma surpresa pelo meio.

 

Foto de Valezim por Liliana Marques


Leave a Reply

Outras publicações:

previsões meteorológicas
meteorologia em Maio de 2025
semana da Páscoa
tempo em Março com frio e neve
meteorologia no Carnaval de 2025
há neve na Serra da Estrela em Fevereiro
tempo invernal
Previsões Serra da Estrela
Previsões de Neve
La Vie Guarda
Vítor Baía ©2025 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum