A Meteorologia em Setembro de 2021 vai continuar a ser caracterizada pelo tempo quente, mas dentro do normal para esta época do ano. Teremos mais dias com sol do que com chuva. A proporção é de 5 dias sem precipitação para 2 dias com chuva fraca.
As regiões a norte do Tejo são as que podem ter alguma chuva fraca ou moderada, embora globalmente seja pouca. Nas regiões do Sul a chuva vai ser muito rara e terá pouco significado.
A Meteorologia em Setembro indica que as temperaturas vão continuar agradáveis, dentro do normal para esta época de fim de Verão e inicio de Outono.
As máximas vão andar entre os 25 ºC e os 30 ºC na maioria das regiões, mas podem ultrapassar ligeiramente estes valores nas regiões mais quentes do Alentejo e do Ribatejo.
Apesar de as noites serem cada vez mais longas, as temperaturas mínimas continuam amenas com valores entre os 15 ºC e os 20 ºC na maioria dos dias.
Nas regiões mais frias pode haver algumas noites com mínimas abaixo dos 15 ºC, mas dificilmente baixarão dos 10 ºC.
É caso para dizer que o frio ainda vem longe e que o calor moderado se suporta bem. Pode haver dias de praia bem agradáveis.
A chuva fraca ou chuvisco desta Terça-feira pode repetir-se na Quarta-feira mas em quantidades mais reduzidas. Na maioria das regiões já não choverá.
Na Quinta-feira ainda pode haver chuvisco fraco no litoral Oeste e alguns aguaceiros dispersos nas zonas mais a Norte. Na esmagadora maioria do território nacional já não chove.
O fim de semana deve ser com céu pouco nublado e sem precipitação.
A meteorologia em Setembro de 2021 indica que a chuva pode regressar a meio da próxima semana.
Entre o dia 14 e o dia 17 a probabilidade de precipitação é elevada e a chuva pode chegar a todo o território, mas nas regiões do Sul terá pouco significado.
Como as previsões têm sempre alterações, estas datas podem vir a andar um ou dois dias para a frente ou para trás.
No período de 18 a 22 de Setembro a chuva é pouco provável, mas depois pode voltar na última semana do mês.
Globalmente a quantidade de chuva será moderada a Norte do sistema montanhoso Montejunto – Estrela e pouca a sul deste sistema.
Não será um mês de Setembro muito seco, mas também não podemos falar em muita chuva.
O Verão que agora termina acabou por ser um Verão normal em Portugal. Choveu pouco mas isso é frequente nas nossas latitudes nesta época do ano.
Os incêndios foram controlados e a área ardida não foi muito elevada. Faltou o vento Leste quente e forte a provocar incêndios descontrolados.
Ainda bem que não vieram as lestadas que não fazem cá falta nenhuma. Por vezes levam o calor às praias do litoral Oeste, mas também já estão habituados ao tempo mais fresco.
Para haver muito calor no litoral Oeste o preço a pagar são muitos incêndios, portanto esse calor é dispensável.
Nos anos com muito vento de Leste no Verão a área ardida é sempre elevada. O vento Oeste é uma bênção embora meta nevoeiro e tempo fresco no litoral.
Como a normalidade não vende, continua a haver quem exagere nas previsões para vender melhor. Eu não dou para esse peditório.
Gozem este resto de Verão que ainda está bom para irem à praia.
Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira