Este ano o Inverno demorou a chegar mas ainda veio dentro do prazo de calendário. Vai continuar a ser generoso em chuva e neve até à chegada da Primavera. A seca vai deixar de ser o tema das conversas durante algum tempo. Continua a chover durante mais uma semana, pelo menos. Não há barragem que fique vazia, nem rio ou ribeira sem caudal.
Na Serra da Estrela vai continuar a cair neve, com alguns intervalos de chuva que não são suficientes para derreter a grande quantidade de neve que caiu e vai continuar a cair. Acho que está assegurada neve para a Páscoa e para uma boa parte da Primavera. Não a vão visitar no meio dos temporais, deixem-na cair e acamar nesses dias e escolham os dias mais tranquilos para a diversão.
Continuo sem descartar a hipótese de a neve ainda chegar às cidades mais altas. Tanto ameaça que vai acabar por chegar. Basta sabermos esperar que ela aparecerá. Um Inverno sem um nevão na Guarda nem é Inverno nem é nada. O ano passado nevou na Primavera, se esta próxima semana não nevar ainda temos essa segunda hipótese.
Este fim de semana vamos estar sob a influência da tempestade Félix. Felizmente o núcleo vai passar bem a Norte da nossa latitude e os efeitos não se vão sentir de forma tão catastrófica como temia há 2 dias. No entanto, o vento vai ser forte e não está para brincadeiras no litoral e nas montanhas.
Os efeitos das várias frentes e linhas de instabilidade associadas a esta poderosa depressão vão sentir-se durante 3 dias.
A chuva mais forte é na Sexta-feira com temperaturas mais elevadas que ajudam o ar a transportar mais humidade e consequentemente a criar mais nuvens que provocam precipitação mais intensa e prolongada. O vento é de Sul e Sudoeste moderado e a aumentar de intensidade até se tornar forte.
No Sábado a madrugada é de chuva intensa. A partir da manhã descem as temperaturas e passamos a ter aguaceiros que podem ser fortes e por vezes de granizo. Neva nas montanhas acima dos 1300 metros. O vento é forte de Sudoeste.
No Domingo continua muito vento, agora de Oeste. A chuva e os aguaceiros são mais frequentes no Norte e Centro. Continua a nevar acima dos 1200 metros e pode fazer umas incursões até aos 900 ou 1000 metros de altitude. O granizo pode ser frequente mesmo em zonas mais baixas.
Na próxima semana deve continuar a chover e também pode nevar. Viva o Inverno, abaixo a seca.
Foto de Manuel Ferreira
Muito obrigada!
Muito obrigado Vítor!
Sempre com previsões cuidadas e informativas!
Obrigada. As suas previsões são sempre as mais certas.