Segunda-feira dia 19 de Janeiro é um dia marcado pelo vento de componente Norte. Não é que seja demasiado forte, mas ao ser forte e com as temperaturas que temos faz com que os gorros e as luvas venham a fazer bastante falta. O que vale é que vamos ter bastante sol por entre algumas nuvens sendo uma ajuda preciosa para combater o frio. Claro que se temos poucas nuvens não vamos ter precipitação de espécie nenhuma. O vento será particularmente forte em Lisboa, Alentejo e Algarve. A Cova da Beira e as terras altas também não gostam desta direcção de vento.
Terça-feira voltam as nuvens e com elas a chuva miudinha e os nevoeiros. Pode chover em todo o país mas a maior parte do tempo será chuvisco. Há sítios onde não chove porque vai cair sobre a forma de neve. Mais uma vez tenho algumas dúvidas sobre a cota da neve. É certo que neva acima dos 1000 m, portanto nas montanhas acima disso está garantida. Os 800 m parecem-me uma cota bem provável. Pode vir a nevar em vales mais baixos onde se acumule o frio da madrugada. Também é certo que serão pequenas quantidades. Amanhã tentarei fazer uma previsão mais detalhada sobre a neve de Terça-feira.
Quarta-feira devemos ter sol de manhã e chuva no Norte e Centro a partir da tarde. A neve só deve cair na montanhas acima dos 1200 m. Mas como as previsões têm vindo a mudar muito ainda não garanto nada.
A tendência para os dias seguintes é ir melhorando progressivamente para termos um fim de semana de bom tempo que deve provocar uma invasão da Serra da Estrela que estará carregada de neve.