Este ano vamos finalmente ter frio e neve neste período de Natal e Fim do Ano. Os anos anteriores foram uma miséria e nem na Serra da Estrela havia neve. Desta vez vai haver muita neve na Serra da Estrela e alguma nas terras altas.
Este Domingo a neve chega a cotas relativamente baixas, 800 a 900 metros de altitude.
As terras altas do Norte e Centro podem voltar a ver neve, o que já não acontecia há algum tempo.
Na Guarda e em Montalegre pode nevar com intensidade na madrugada de Domingo.
Como a quantidade é muito significativa pode chegar a acumular alguns centímetros, pois a noite também favorece essa situação.
Para todos os efeitos trata-se de uma neve húmida que tem dificuldades para começar a pegar e que depois derrete relativamente rápido em cotas abaixo dos 1000 metros de altitude.
Durante o dia e na madrugada de Segunda-feira podem ocorrer aguaceiros esporádicos que são de neve acima dos 900 metros, mas a neve já tem dificuldade em acumular.
Depois deste Domingo com frio e neve em cotas relativamente baixas, continuamos com tempo invernal mas a cota da neve sobe novamente.
Na Serra da Estrela continua a nevar e vai acumulando um bom nevão que garante neve até ou fim do ano e para as primeiras semanas de Janeiro.
Os dias sem precipitação são muito frios, portanto derrete pouca neve.
No Domingo e na madrugada de Segunda-feira haverá seguramente muitas estradas fechadas e sérios problemas para a circulação automóvel na Serra da Estrela.
A partir da tarde de Segunda-feira a cota da neve sobe para os 1500 a 1700 metros de altitude, pelo que já se acede com mais facilidade às Penhas da Saúde e às Penhas Douradas.
Terça-feira continua a nevar acima dos 1500 a 1600 metros. A estrada da Torre deve estar fechada, mas encontra neve nas Penhas Douradas e Penhas da Saúde que devem estar acessíveis.
Quarta-feira, dia 24, há pouca precipitação e mantém-se algum frio que permite que a neve se conserve. Melhoram as condições para circular nas estradas.
É muito provável que no dia de Natal e seguintes esteja bom tempo mas com muito frio. Teremos as condições ideais para visitar a Serra da Estrela com neve.
As previsões para o período entre o Natal e o Ano Novo têm variado entre o tempo seco e a possibilidade de precipitação, mas sempre com algum frio.
Isto quer dizer que o mais provável é continuarmos com neve na Serra da Estrela. Se o tempo for seco será mais frio e a neve não derrete.
Se ocorrer precipitação pode ser neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, pelo que pode acumular uma quantidade significativa.
De uma forma ou da outra haverá sempre bastante neve na Serra da Estrela no final do ano.
Podem consultar a evolução das previsões nas páginas especificas que atualizo com mais frequência:
Com estas boas noticias para os amantes da neve, desejo Boas Festas a todos os seguidores.