Esta semana o céu estará muito nublado e teremos chuva no Norte e Centro com bastante frequência. No fim de semana já deve chover pouco ou nada e as temperaturas tornam-se amenas com uma subida gradual ao longo da semana. Nas regiões do Sul há algumas nuvens baixas mas a chuva é pouco provável.
Teremos todo o género de nebulosidade ao longo da semana. As nuvens baixas vão ser frequentes e darão origem a muitas situações com neblina ou nevoeiro.
Nas montanhas o nevoeiro vai ser mesmo muito frequente e será quase sempre acompanhado com chuvisco. Nos vales o nevoeiro é mais provável durante as madrugadas e menos provável durante o dia.
Apesar de haver pouca chuva nas regiões do Sul, o nevoeiro ou a neblina matinal também podem ser frequentes no Alentejo e no Algarve.
As temperaturas estarão dentro do normal para o Inverno mas sobem de forma ligeira em relação à semana passada.
Devido à muita nebulosidade a diferença entre as máximas e as mínimas será pequena. Não há muito frio nas madrugadas mas o calor não aparece durante o dia.
No fim de semana o sol pode aparecer com mais frequência e as temperaturas podem tornar-se amenas durante o dia, particularmente no Domingo.
A chuva pode ocorrer no Norte e Centro praticamente todos os dias até Sexta-feira. No Sábado só deve chover na madrugada.
De uma forma geral será fraca ou moderada e haverá longos períodos com chuvisco. É mais frequente no litoral do que no interior.
A região onde a chuva será mais frequente e mais intensa será o Minho em particular e de uma forma geral a região Norte.
Nota-se algum vento durante a semana mas não deve ser motivo de preocupação. De uma forma geral vai ser fraco ou moderado de componente Sul.
Como habitualmente sopra com mais intensidade no litoral e nas montanhas mas dentro de valores perfeitamente aceitáveis.
Algumas nuvens com mais desenvolvimento vertical podem provocar algumas rajadas fortes de forma isolada e dispersa, mas são pouco prováveis ou pouco frequentes.
A subida das temperaturas, embora não seja acentuada, é suficiente para impedir que a precipitação seja em forma de neva na Serra da Estrela.
Há bastante neve acumulada que resultou dos nevões da semana passada. A maior parte dessa neve irá derreter ao longo desta semana.
É possível que ainda sobrem alguns restos no fim de semana, mas de uma forma geral o cenário já deve ser com pouca neve.
Pode acompanhar a evolução das previsões na página especifica para a Serra da Estrela – Torre.
Como sempre refiro as previsões a mais de uma semana são sempre pouco fiáveis, mas há sempre quem tenha curiosidade de saber como andam.
Os primeiros dias de Fevereiro devem ser com sol e temperaturas amenas durante 4 ou 5 dias.
As actuais previsões de médio prazo apontam para bastante frio a partir do dia 5. A precipitação parece vir a ser pouca, será mais frio e vento com algum sol. Veremos se se confirmam, normalmente há sempre uma alteração qualquer.
Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira