Estes dias vamos ter chuva no Minho e no Litoral Centro com intensidade moderada e chuva fraca no interior Norte e Centro. A precipitação que tanta falta continua a fazer vai cair onde menos falta faz. As regiões do Sul, que são as mais necessitadas vão continuar com pouca chuva.
As temperaturas sobem ligeiramente, mas o suficiente para que a chuva chegue também aos pontos mais altos da Serra da Estrela, derretendo alguma da pouca neve que lá existe. As previsões de neve continuam a desaparecer no curto prazo cada vez que aparecem nos prognósticos de médio prazo.
A nebulosidade será de uma forma geral constituída por nuvens baixas que dão origem a muitas neblinas e nevoeiros. A precipitação será maioritariamente sob a forma de chuvisco ou chuva fraca miudinha.
Quarta-feira dia 14 – continua a chuva fraca ou chuvisco no Norte e Centro. As temperaturas continuam a subir ligeiramente. Vento moderado de Sudoeste
Quinta-feira dia 15 – Será um dia muito parecido continuando a chuva no Minho e no Litoral Centro a ser moderada e persistente e a ser chuva fraca ou chuvisco no interior Norte e Centro. Subida ligeira das temperaturas e vento fraco de Sul e Sudoeste.
Sexta-feira dia 16 pode haver neblina ou nevoeiro matinal e algum sol a espreitar por entre as nuvens a partir do fim da manhã. Durante o dia não deve chover mas à noite pode voltar a chover no litoral. Nota-se mais a subida das temperaturas durante o dia. Vento fraco de Sul.
No fim de semana há algum sol e algumas nuvens dispersas. Podem ocorrer aguaceiros esporádicos nas regiões do Sul. As temperaturas não devem ter grande alteração. O vento será fraco a moderado de Nordeste e Leste.
As previsões de médio prazo apontam para a chegada da chuva mais consistente na parte final deste mês de Fevereiro. Será que é desta, ou continuam a adiar como tem acontecido ultimamente? Aguardemos.
Foto de Manuel Ferreira