A partir desta Sexta-feira o tempo vai ficar instável e vamos ter um pouco de tudo: chuva, aguaceiros, granizo e até neve na Serra da Estrela. A possibilidade de ocorrerem trovoadas isoladas também é real a partir de Sábado. Como é típico do tempo de aguaceiros também vai haver bons momentos com sol, sítios em que chove muito e outros sítios onde chove pouco. A trovoada nunca se sabe bem onde vai ocorrer, certo é que há condições para a formação de cumulonimbos, que são as nuvens que dão origem à trovoada. Os locais exactos onde se vão formar essas nuvens é praticamente impossível de prever com antecedência.
Sexta-feira vamos ter chuva logo a partir da manhã em praticamente todo o território, sendo mais forte no Norte e fraca no Sul. A partir do fim da tarde passam a ser aguaceiros dispersos sendo já a quantidade de precipitação menor. Vento fraco de Sul e Sudoeste.
A partir de Sábado e até Quarta-feira vamos ter uma situação de instabilidade que vai continuar a provocar chuva, aguaceiros, granizo, neve na Serra da Estrela acima dos 1600 a 1800 m. Podem ocorrer aguaceiros dispersos que podem ser localmente fortes e acompanhados de trovoada. Como é costume no tempo de aguaceiros é provável que a maior parte da precipitação ocorra na parte da tarde mas também é possível que haja aguaceiros noutros horários. Tentarei avisar dos aguaceiros mais fortes no meu facebook Meteorologia Serra da Estrela – Vitor Baia que só podem ser detectados poucas horas antes através da observação de imagens de satélite e de radar.
Foto de Manuel Ferreira