Tempo de Primavera com mudanças frequentes

Estamos na Primavera e as alterações no estado do tempo são frequentes como é habitual nesta estação. Vamos ter algum calor, depois volta algum frio e a chuva também vai regressar mais tarde.

Esta é a altura do ano em que mais me atrevo a fazer previsões de médio prazo, pois como acontece de tudo é fácil de adivinhar.

A alternância é a principal característica do tempo de Primavera, embora a maioria das pessoas só falem nisso quando está sol e algum calor.

O frio e a chuva também fazem parte do normal nesta época do ano.

Calor moderado durante esta semana

As temperaturas vão subir gradualmente durante esta semana e vamos ter os dias mais quentes deste ano até agora.

Trata-se de um calor moderado e agradável que resulta de alguma estabilidade e bastantes horas com Sol.

As temperaturas mínimas sobem pouco e as noites ainda são relativamente frescas, abaixo dos 10 ºC em muitas localidades do interior.

As máximas sobem de forma mais acentuada e ficam acima dos 20 ºC em todo o território, passando bem acima dos 25 ºC nas regiões do Sul, em particular no Alentejo.

É um calor agradável que não constitui nenhum problema caso não se prolongue durante muito tempo.

Tudo indica que sejam apenas 4 dias, pois a partir de Sexta-feira já se prevê uma descida acentuada das temperaturas.

Frio no princípio de Abril

Esta semana já pode andar com roupas ligeiras mas não arrume os casacos pois na próxima semana voltam a fazer falta.

Nos primeiros dias de Abril as temperaturas voltam a descer e teremos algumas madrugadas com bastante frio nas regiões do interior.

Podem regressar as geadas aos locais normalmente mais afetados por este fenómeno.

Durante o dia as temperaturas são amenas devido ao facto de haver muitas horas com sol.

Digamos que vamos ter alguns dias frescos como também é típico na Primavera. Depois de uma semana quente é normal termos uma semana fria.

Pouca chuva nos próximos dias

Como temos muito sol é lógico que tenhamos pouca chuva, mas nos dias em que se verifica a descida das temperaturas podem ocorrer alguns aguaceiros.

A chuva também faz parte do menu da Primavera, sendo muito útil para a agricultura desde que não venha com força demasiada.

Para já vai chover pouco ou nada nos próximos dias.

Talvez na altura da Páscoa a chuva se torne mais frequente, mas em principio ainda será em pequena quantidade.

Entre meados de Abril e o final de Maio é o período habitual dos aguaceiros tipo trovoada.

São também muito uteis desde que não venham com força demasiada ou com granizo, mas isso só se sabe escassas horas antes de ocorrerem.

É importante que venha mais chuva até ao final de Maio, pois a subida das temperaturas aumenta muito a evaporação e a água que temos agora desaparece com facilidade quando chegar o calor.

Nos anos parecidos com este, que eu me recordo, a Primavera teve alguma chuva no final de Abril e princípio de Maio. Espero que este ano se repita.

Nesse período é melhor a chuva do que o calor.

A qualidade das previsões

Em meteorologia todas as previsões atuais são feitas com base em modelos matemáticos que funcionam automaticamente através de algoritmos.

O papel dos meteorologistas devia ser verificar os erros nas previsões dadas por esses modelos e tentarem chegar a um consenso para mudar os algoritmos por forma a diminuir os erros.

Infelizmente a busca do sensacionalismo faz com que ainda se exagerem os números dados pelos modelos, potenciando assim os erros.

Na minha opinião cada modelo tem as suas virtudes e os seus defeitos. Uns são melhores nas quantidades de precipitação, outros no vento e outros nas temperaturas. Não há nenhum que seja o melhor em tudo.

Tendem todos a exagerar nos números nas previsões a mais de 3 dias e quem os divulga ainda tende a exagerar mais.

Depois esses exageros não se verificam e a culpa é atribuída aos modelos.

Eu penso que os modelos produzem boas previsões, mas como a normalidade não é noticia, passa-se a vida a inventar histórias sensacionalistas à volta do estado do tempo.

A Primavera é o período com mais alternância e aquele em que as previsões são mais difíceis devido exatamente ao ritmo da alternância.

Não há um padrão para esta época do ano, ou ainda melhor, o padrão é não haver padrão e poder acontecer um pouco de tudo.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

tempo fresco
meteorologia em Maio
meteorologia para o 25 de Abril
tempo em Abril
meteorologia na Páscoa
Meteorologia Serra da Estrela
Previsões Serra da Estrela
Previsões de Neve
LaVie Guarda
Vítor Baía ©2024 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum