Depois da seca veio a chuva mas faltava o frio. Chega agora e vamos ter alguma queda de neve em Portugal durante esta semana. É pouca, por isso convém saber onde e em que dias a pode encontrar.
Como os amantes da neve são muitos, cada vez que pode nevar monta-se um grande alarido mediático em busca de audiências, mas informação concreta é pouca.
As noticias falsas são o negócio da moda e a queda de neve um motivo para grandes mentiras que dão grandes audiências.
Ainda me lembro que desde criança as maiores desilusões eram quando as previsões prometiam neve e depois nada, nem vê-la.
Hoje promete-se neve por dá cá aquela palha, deve ser porque as pessoas gostam. A maior parte das vezes são falsos alarmes e colecionamos desilusões.
Vou tentar deixar a seguir a previsão de onde pode encontrar neve nos próximos dias.
Dito assim até parece um nevão grande. Não, não se trata de nenhum grande nevão. Vamos ter alguma neve nos sítios do costume.
Para mim um nevão são mais de 20 centímetros de altura. Na maior parte dos locais vamos ter menos do que isso.
As zonas altas do Minho e a região do Barroso – Montalegre são as que terão maior quantidade de neve. Eventualmente podem ter os tais 20 com acima dos 1000 metros de altitude nos locais onde os aguaceiros forem mais fortes.
Na Guarda também vai nevar na Terça-feira à noite e na Quarta-feira, mas a quantidade será pouca.
Na Serra da Estrela neva vários dias seguidos e vai acumular bem na zona da Torre, no entanto não será muita quantidade.
Pode ver as previsões especificas na página Meteorologia Serra da Estrela – Torre
Segunda-feira, dia 16 de Janeiro – Sobem as temperaturas e a neve só deve cair nas zonas mais altas da Serra da Estrela, primeiro acima dos 1600 ou 1700 metros na madrugada, subindo a cota para os 1900 metros durante o dia.
A quantidade acumulada vai ser reduzida, pois a partir da tarde até pode ser apenas chuva, mesmo na Torre.
Terça-feira, dia 17 de Janeiro – Na madrugada pode chover de forma ligeira.
Ao nascer do dia as temperaturas descem ligeiramente e a cota da neve baixa para os 1300 a 1100 metros no Minho e em Trás os Montes e 1500 a 1300 metros na Serra da Estrela.
Neva pouco durante o dia, mas com a chegada da noite aumenta a frequência da neve e as cotas descem para os 700 ou 800 metros no Norte e para os 800 a 1000 metros nas regiões do Centro.
Quarta-feira, dia 18 de Janeiro – As temperaturas descem novamente. Preveem-se aguaceiros dispersos que são de neve acima dos 600 a 800 metros.
A quantidade é pouca, mas em alguns momentos pode cair granizo em cotas mais baixas.
Quinta-feira, dia 19 de Janeiro – Há bastante frio mas a precipitação tem pouco significado. Ainda podem ocorrer alguns aguaceiros de neve nas regiões do Norte.
As temperaturas nem são demasiado baixas mas o frio vai sentir-se bem pois vamos ter muito vento.
Segunda-feira sopra moderado a forte de Oeste de forma constante. A pouca chuva que cai vai molhar muito e parecer gelo por causa do vento.
Terça-feira continua a ser moderado a forte de Oeste e também de Noroeste. No litoral Oeste é quase sempre forte. Como as temperaturas descem o frio é ainda mais com este vento.
Quarta-feira é de Noroeste moderado e por vezes forte. Perde alguma intensidade mas como as temperaturas descem continuamos com muito frio.
Quinta-feira já há menos vento mas ainda é moderado de Noroeste. É o dia com temperaturas mais baixas na madrugada.
A partir de Sexta-feira sobem as temperaturas e acalma o vento.
Agasalhe-se, este frio também fazia falta, então a neve já era uma raridade é sempre bem vinda.
Foto na Serra da Estrela por Gonçalo Poço