O tempo em Janeiro de 2024 vai continuar a ser bem invernal. Depois do frio, que afinal é menos do que o anunciado, vem a chuva frequente que pode alegrar os algarvios.
No resto da Europa está e estará bem pior, muito mais frio e bastante neve para o que resta deste mês de Janeiro.
Por cá a neve vai ser pouca, por enquanto só se prevê para a Serra da Estrela e a alternar com dias de chuva. Já estamos a ficar habituados à ausência de neve.
A melhor noticia é o regresso da chuva em força, nunca é demais nesta altura do ano. No Algarve e no Alentejo continua a ser uma riqueza quando chove.
Lembram-se de ter visto algumas noticias sensacionalistas em Outubro a vaticinar que este ano não havia Inverno na Europa?
Eu lembro e comentei na altura que essas previsões de longo prazo normalmente saem furadas.
O tempo em Janeiro na Europa tem sido frio e com bastante neve, particularmente nos países do Norte, como é natural.
As vagas de rio vão continuar e acompanhadas por bastante neve, mas a chuva também marca presença nos países mais ao Sul.
Para terem uma ideia deixo a seguir alguns dados das previsões para os próximos 15 dias em algumas cidades europeias.
Oslo – Temperatura máxima -1 ºC no dia 11 e no dia 22. Temperatura mínima -22 ºC nos dias 18 e 19. Nenhum dia com temperaturas positivas. Pouca precipitação. Alguma neve entre 21 e 24 de Janeiro.
Estocolmo – Máxima de 2 ºC no dia 12 e mínima de -14 ºC no dia 19. Alguma neve esporádica que não derrete.
Moscovo – Sempre temperaturas negativas. Máxima de -1 ºC no dia 11 e mínima de -27 ºC no dia 20. Neve com mais frequência do que é habitual.
Berlim – Quase sempre a rondar os 0 ªC. Máximas de 3 ºC a 5 ºC e mínimas de -1 ºC a – 5 ºC. Alguns dias com chuva mas outros com neve, mais no dia 18.
Paris – Frio até ao dia 15, entre -2 ºC e 5 ºC. Temperaturas mais amenas entre os dias 15 e 24 com bastante chuva. Mínima 3 ºC máxima 12 ºC.
Isto comparado com o que se passa por cá não tem nada a ver, pois chamamos frio ao que eles chamam calor.
Dentro das casas passamos mais frio em Portugal do que nos países do Norte. Eles têm sistemas de aquecimento eficazes e nós na maioria dos casos não há aquecimento central.
Continua frio até Sábado, mas será menos do que foi anunciado na comunicação social.
Nem na Serra da Estrela teremos os tais -7 ºC anunciados em títulos. O sensacionalismo impele-os a truncar a informação.
Só há temperaturas negativas no extremo Norte na madrugada de Quinta-feira e no interior Norte e Centro na madrugada de Sexta-feira que será a mais fria.
No máximo chegará aos -3 ºC nos sítios acostumados a mais frio das regiões do interior Norte. As temperaturas até são relativamente amenas nas regiões do Sul.
Os alertas de neve foram manifestamente exagerados pois acabou por nevar pouco ou nada. Se nevar uma pequena amostra nas zonas mais altas da Serra da Estrela até Quarta-feira, já é uma sorte.
Não há precipitação na Quinta-feira e na Sexta-feira. O frio pode trazer algumas geadas.
No Sábado as temperaturas começam a subir e entre Domingo e Terça-feira são relativamente amenas se considerarmos que estamos em pleno Inverno.
A chuva regressa ao litoral no Sábado e vai-se estendendo a todas as regiões nos dias seguintes.
Relativamente fraca no Sábado, mas moderada no Domingo e na Segunda-feira e mais frequente e intensa a partir de Terça-feira.
A meio da próxima semana a chuva pode chegar ao Alentejo e ao Algarve.
Resumidamente temos frio mas pouca ou nenhuma neve até Sábado, chuva frequente e temperaturas relativamente amenas a partir de Domingo.
A chuva pode engrossar durante a próxima semana. Tempo normal no Inverno pois esta é a época do frio e da chuva.
Não me estico muito mais no prazo das previsões pois sei que mudam com frequência e não vale a pena criar ilusões que depois não se confirmam.
Foto de Pedro Ferrão Patrício num nevão na Serra da Estrela em 2023