Calor na Sexta-feira e no fim de semana. Frio e chuva na Páscoa.

O estado do tempo vai sofrer várias alterações bruscas nos próximos dias, com calor na Sexta-feira e no fim de semana. Temperaturas muito acima da média para esta época do ano. Frio, chuva e neve na semana da Páscoa.

O calor na Sexta-feira vai surpreender pois as temperaturas ficam perto dos 30 ºC nos Distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém que chegam a ser mais quentes do que o Algarve e o Alentejo.

Podem não chegar aos 30 ºC mas ultrapassam claramente os 25 ºC o que para os primeiros dias de Primavera é um calor considerável.

Como o vento é moderado de Leste o calor também chega às praias do litoral Oeste, pois o ar fresco do mar é impedido de entrar.

Calor no fim de semana

No Sábado continua bastante calor com céu pouco nublado ou limpo.

As regiões com temperaturas próximas dos 30 ºC são Leiria, Santarém, Lisboa e o Alentejo como é habitual.

O céu estará praticamente limpo no Norte e com algumas nuvens médias e altas dispersas nas regiões do Sul, mas sem previsão de chuva.

No Domingo as temperaturas continuam elevadas acima dos valores normais para a época, apesar de haver uma ligeira descida.

Podemos dizer que continua algum calor mas que é mais moderado.

A descida ligeira das temperaturas nota-se mais em Trás os Montes e na Beira Interior, pois nas regiões do Sul a alteração é quase impercetível.

O céu está pouco nublado mas com algumas nuvens médias e altas a filtrar o sol.

Não é de descartar a hipótese de alguns aguaceiros dispersos, tipo trovoada. no final da tarde e inicio da noite de Domingo.

Caso cheguem a ocorrer são mais prováveis nas regiões do Centro e do Sul.

Do Verão para o Inverno em 24 horas

O calor de Sexta-feira e do fim de semana é removido na tarde de Segunda-feira com a chegada de uma frente fria com origem no Atlântico Norte.

Na Segunda-feira à noite já temos 0 ºC nas zonas mais frias de Trás os Montes e na região da Guarda.

Por estranho que pareça, as previsões apontam para a possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude na noite de Segunda-feira para Terça-feira.

Custa a acreditar, mas é uma possibilidade que me parece cada vez mais provável.

Claro que com o chão tão aquecido pelo calor dos dias anteriores vai ser muito difícil a neve acumular, até porque a quantidade parece ser relativamente pouca.

Do que não há grandes dúvidas é que a semana da Páscoa será com tempo frio e chuvoso. Provavelmente com neve nas montanhas.

A neve na Serra da Estrela

A Serra da Estrela ainda tem alguma neve nas zonas mais altas, particularmente onde o vento a juntou com vários metros de altura.

O calor dos próximos dias vai continuar a derreter muita neve e deteriora as condições para a prática do ski a cada dia que passa.

Ainda sobra neve suficiente para justificar a visita a quem a tem programada.

Na semana da Páscoa vai nevar praticamente todos os dias e nas zonas mais altas podemos ter um nevão idêntico ao do inicio deste mês.

Também neva em cotas relativamente baixas mas depois alterna com chuva que faz com que a neve derreta abaixo dos 1400 metros de altitude.

Como de costume a maior quantidade de neve acumulada vai ser nas zonas mais altas, pois aí neva todos os dias acima dos 1700 ou 1800 metros.

Relembro que a Serra da Estrela é muito mais do que a estrada da Torre, que a confirmarem-se estas previsões, estará fechada na maioria dos dias da próxima semana.

Também neva nas Penhas da Saúde e nas Penhas Douradas e em muitos sítios que são bem mais bonitos do que a Torre.

O concelho de Manteigas é de rara beleza e bem mais interessante do que as romarias à Torre.

Vão consultando as previsões na página Meteorologia Serra da Estrela que irei atualizando com mais regularidade.

Páscoa molhada

Apesar de ainda faltar muito tempo e as previsões sofrerem sempre alterações, parece evidente que vamos ter uma Páscoa molhada em todas as regiões.

Nem o Algarve escapa, volta a chover com regularidade nas regiões do Sul, o que é bem melhor do que ter as praias cheias.

Entre 26 de Março e 1 de Abril pode chover com regularidade em todas as regiões.

As temperaturas são relativamente baixas e mais próprias do Inverno do que da Primavera.

Em resumo: Temos 3 dias de Verão até ao próximo Domingo. A seguir temos uma semana com todos os ingredientes do Inverno.

Foto da Serra da Estrela por Manuel Ferreira Fotografia


Leave a Reply

Outras publicações:

tempo em Abril
meteorologia na Páscoa
Meteorologia em Março foto de Gonçalo Poço
tempo invernal
Meteorologia em Fevereiro
Previsões de Neve
Previsões Serra da Estrela
LaVie Guarda
Vítor Baía ©2024 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum