O estado do tempo vai sofrer várias alterações bruscas nos próximos dias, com calor na Sexta-feira e no fim de semana. Temperaturas muito acima da média para esta época do ano. Frio, chuva e neve na semana da Páscoa.
O calor na Sexta-feira vai surpreender pois as temperaturas ficam perto dos 30 ºC nos Distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém que chegam a ser mais quentes do que o Algarve e o Alentejo.
Podem não chegar aos 30 ºC mas ultrapassam claramente os 25 ºC o que para os primeiros dias de Primavera é um calor considerável.
Como o vento é moderado de Leste o calor também chega às praias do litoral Oeste, pois o ar fresco do mar é impedido de entrar.
No Sábado continua bastante calor com céu pouco nublado ou limpo.
As regiões com temperaturas próximas dos 30 ºC são Leiria, Santarém, Lisboa e o Alentejo como é habitual.
O céu estará praticamente limpo no Norte e com algumas nuvens médias e altas dispersas nas regiões do Sul, mas sem previsão de chuva.
No Domingo as temperaturas continuam elevadas acima dos valores normais para a época, apesar de haver uma ligeira descida.
Podemos dizer que continua algum calor mas que é mais moderado.
A descida ligeira das temperaturas nota-se mais em Trás os Montes e na Beira Interior, pois nas regiões do Sul a alteração é quase impercetível.
O céu está pouco nublado mas com algumas nuvens médias e altas a filtrar o sol.
Não é de descartar a hipótese de alguns aguaceiros dispersos, tipo trovoada. no final da tarde e inicio da noite de Domingo.
Caso cheguem a ocorrer são mais prováveis nas regiões do Centro e do Sul.
O calor de Sexta-feira e do fim de semana é removido na tarde de Segunda-feira com a chegada de uma frente fria com origem no Atlântico Norte.
Na Segunda-feira à noite já temos 0 ºC nas zonas mais frias de Trás os Montes e na região da Guarda.
Por estranho que pareça, as previsões apontam para a possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude na noite de Segunda-feira para Terça-feira.
Custa a acreditar, mas é uma possibilidade que me parece cada vez mais provável.
Claro que com o chão tão aquecido pelo calor dos dias anteriores vai ser muito difícil a neve acumular, até porque a quantidade parece ser relativamente pouca.
Do que não há grandes dúvidas é que a semana da Páscoa será com tempo frio e chuvoso. Provavelmente com neve nas montanhas.
A Serra da Estrela ainda tem alguma neve nas zonas mais altas, particularmente onde o vento a juntou com vários metros de altura.
O calor dos próximos dias vai continuar a derreter muita neve e deteriora as condições para a prática do ski a cada dia que passa.
Ainda sobra neve suficiente para justificar a visita a quem a tem programada.
Na semana da Páscoa vai nevar praticamente todos os dias e nas zonas mais altas podemos ter um nevão idêntico ao do inicio deste mês.
Também neva em cotas relativamente baixas mas depois alterna com chuva que faz com que a neve derreta abaixo dos 1400 metros de altitude.
Como de costume a maior quantidade de neve acumulada vai ser nas zonas mais altas, pois aí neva todos os dias acima dos 1700 ou 1800 metros.
Relembro que a Serra da Estrela é muito mais do que a estrada da Torre, que a confirmarem-se estas previsões, estará fechada na maioria dos dias da próxima semana.
Também neva nas Penhas da Saúde e nas Penhas Douradas e em muitos sítios que são bem mais bonitos do que a Torre.
O concelho de Manteigas é de rara beleza e bem mais interessante do que as romarias à Torre.
Vão consultando as previsões na página Meteorologia Serra da Estrela que irei atualizando com mais regularidade.
Apesar de ainda faltar muito tempo e as previsões sofrerem sempre alterações, parece evidente que vamos ter uma Páscoa molhada em todas as regiões.
Nem o Algarve escapa, volta a chover com regularidade nas regiões do Sul, o que é bem melhor do que ter as praias cheias.
Entre 26 de Março e 1 de Abril pode chover com regularidade em todas as regiões.
As temperaturas são relativamente baixas e mais próprias do Inverno do que da Primavera.
Em resumo: Temos 3 dias de Verão até ao próximo Domingo. A seguir temos uma semana com todos os ingredientes do Inverno.
Foto da Serra da Estrela por Manuel Ferreira Fotografia