Vamos ter uma semana com calor acima da média no período compreendido entre hoje e a próxima Quarta-feira, dia 4 de Outubro. Os dias mais quentes vão ser entre Sexta-feira e Segunda-feira.
Trata-se de calor acima da média para esta época do ano, mas dentro daquilo que já se verificou em outros anos.
Agora apelidamos tudo como vaga de calor, mas neste caso os valores exagerados de temperaturas são durante apenas 4 dias, uma duração inferior ao que se usava para definir uma vaga de calor.
Sendo uma vaga de calor, ou não, vamos sentir bastante calor neste fim de semana em todas as regiões.
Nos próximos dias já se sente algum calor que se vai intensificar a partir da próxima Sexta-feira.
As temperaturas máximas vão chegar aos 30 ºC na maioria das regiões e podem ultrapassar os 35 ºC nas zonas mais quentes.
As noites que já têm sido mais frescas por serem mais longas, também vão ter subida das temperaturas e tornam-se amenas no fim de semana.
Volta a ficar bom nas esplanadas no fim de semana. Há muitas regiões com mínimas acima dos 20 ºC o que é raro nesta altura do ano.
Depois do pico de calor acima da média que se verifica no fim de semana, as temperaturas vão descendo de forma gradual ao longo da semana, mas só fica mais fresco a partir de Quarta-feira, dia 4 de Outubro.
No fim de semana prolongado do 5 de Outubro as temperaturas vão ser agradáveis, não há muito calor mas também não há frio.
Até ao dia 5 de Outubro vamos ter poucas nuvens, apenas algumas nuvens altas dispersas em alguns momentos, mas que não são suficientes para tapar o Sol.
Céu pouco nublado ou limpo na maioria dos dias durante uma semana inteira.
Como não há nuvens é lógico que também não vai haver chuva.
As nuvens e alguma precipitação podem regressar a partir do 5 de Outubro, mas ainda é cedo para definir os pormenores.
Aparentemente é pouca chuva e na maior parte do tempo estará pouco nublado, no entanto ainda pode alterar completamente pois faltam mais de 8 dias.
Continuamos em época de furacões no Oceano Atlântico. Os Açores são uma região que costuma ser atingida pelas tempestades tropicais resultantes desses furacões.
No curto prazo continua a não haver grandes motivos para preocupações, pois as previsões de médio prazo mais catastrofistas têm vindo a alterar completamente.
Como a época ainda não acabou, não é de descartar a hipótese de alguma tempestade mais severa vir a atingir os Açores no inicio de Outubro.
Não vale a pena conjeturar com previsões a mais de 5 dias, por isso, o que é relevante é que por agora não há nada de especial.
Convém acompanhar as previsões com atenção, mas a rota dos furacões é tão difícil de prever que só mesmo no curto prazo se torna fiável.
Certo é o calor de Verão no continente no próximo fim de semana. O resto logo se vê.
Foto de Manuel Ferreira