meteorologia em Dezembro

Meteorologia em Dezembro com frio no Norte e chuva no Sul

A meteorologia em Dezembro indica que na primeira quinzena vamos ter bastante chuva no Sul e algum frio no Norte. O Alentejo e o Algarve vão finalmente ter chuva que se veja.

As regiões do Sul continuam necessitadas de água, portanto são boas noticias saber que vai chover com mais regularidade.

Nas regiões do Norte também chove mas com menos intensidade. O frio vai aumentar mas ainda não atinge valores extremos.

A desejada neve anda muito envergonhada, ora aparece nas previsões ora desaparece e passa a ser chuva.

Vivemos uma situação meteorológica propicia a muitas alterações e mais do que nunca temos que estar atentos a previsões de curto prazo.

Chuva no Alentejo e no Algarve

A chuva que caiu neste Outono foi generosa no Norte mas relativamente fraca nas regiões do Sul, particularmente no Alentejo e no Algarve.

Na primeira quinzena de Dezembro as previsões apontam para uma alteração significativa desse cenário.

Vai chover mais no Sul do que no Norte e o Algarve vai receber mais água do que toda a que recebeu neste Outono.

Os problemas da seca não ficam totalmente resolvidos mas a situação vai melhorar claramente, incluindo as cotas das albufeiras.

Claro que isso não acontece de repente, os incrédulos do costume vão continuar a dizer que nunca chove no Algarve. Aconselho que o balanço seja feito no dia 15 de Dezembro.

As atuais previsões apontam para chuva nas regiões do Sul nos seguintes períodos: moderada na noite desta Quarta-feira, fraca no Sábado dia 3, moderada no Domingo dia 4 e forte na Segunda-feira dia 5.

No médio prazo pode chover de forma moderada ou intensa nos dias 8, 10 e 11 de Dezembro.

Obviamente que pode haver alguma alteração nestes detalhes mas parece certo que a chuva não vai faltar no Alentejo e no Algarve neste mês de Dezembro.

Algum frio mas pouca neve no Norte

A meteorologia em Dezembro aponta para uma natural descida das temperaturas nas regiões do Norte e interior Centro.

Parece contraditório mas esse frio não traz muita neve, pois os dias mais frios são sem precipitação e nos dias de chuva há uma subida acentuada das temperaturas.

Este cenário pode mudar em qualquer altura, mas para já não esperem por grandes nevões.

É evidente que vai nevar na Serra da Estrela em alguns momentos, no entanto essa neve vai durar pouco tempo pois pode ser seguida de alguma chuva.

Não adianta anunciar neve com previsões a mais de 5 dias, as mudanças são tão frequentes que só estamos a alimentar ilusões.

Os amantes da neve têm que aguardar serenamente, não deixarei de anunciar os nevões mas apenas na hora das certezas.

Consultem com regularidade as páginas Meteorologia Serra da Estrela ou Previsões de Neve, se estiverem desatualizadas é porque não vai haver neve.

Ainda carece de confirmação mas a possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela centra-se nos dias 2 ou 3 e no dia 8. Poucas hipóteses para esta época do ano.

Se as previsões não são fiáveis no médio prazo, também podemos manter a esperança que podem vir a mudar para melhor, vamos aguardar.

O frio nas regiões do Norte e interior Centro vai aumentar mas ainda fica dentro dos valores normais. Vão ser mais frequentes as geadas e algumas noites começam a ter temperaturas negativas nas zonas mais frias.

Que fique claro que é o frio normal para esta época do ano. Nada de frio extremo.

Meteorologia em Dezembro, o que nos espera.

Como já referi muitas vezes, e não me cansarei de repetir, acho que previsões a mais de 15 dias entram no campo da bruxaria.

Então porque há tantas? Pelo mesmo motivo que também há muitos bruxos. As pessoas gostam de acreditar no incerto e ter respostas a perguntas difíceis sem interessar a fiabilidade.

Quanto mais sensacionalistas forem as previsões mais partilhadas são. Aí está montado um negócio tão rentável como o dos adivinhos.

Se eu dissesse que vinha um grande nevão para o Natal, tinha um bom negócio montado, mas como não tenho dados que me permitam afirmar isso, prefiro continuar pobre mas credível.

A boa noticia está bem clara, bastante chuva no Algarve é quase uma certeza, descontando apenas o facto de ser uma previsão.

Para o Natal e para o Fim do Ano é muito cedo para nos fiarmos em previsões. Aguardemos ou deixemo-nos enganar alegremente.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

frio e geada até ao fim de Janeiro
queda de neve
cheias no Ano Novo
Meteorologia para o Natal
chuva forte
risco de inundações
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2023 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum