tempo invernal, Serra da Estrela

Tempo invernal até ao fim do mês de Novembro

Temos o Inverno à porta e o tempo invernal já vai dando os seus sinais nesta parte final do Outono. Até ao final do mês de Novembro vamos ter muita chuva, algum vento e alguma neve que são a fruta da época.

Considero isto bom tempo, pois vivemos um ano de seca num contexto de crise energética, tudo o que seja água e vento são uma enorme ajuda para a produção de energia elétrica.

A agricultura também agradece a continuidade da chuva e a chegada do frio, pois é neste contexto que os terrenos conseguem armazenar alguma água para depois se poder enfrentar o Verão.

Na passagem sucessiva de depressões com as respetivas superfícies frontais vamos ter algumas alterações bruscas na intensidade da precipitação e nas temperaturas.

Não nos podemos esticar muitos dias nos detalhes pois podem alterar com facilidade.

Deixo a seguir uma pequena panorâmica de como será esta semana no que diz respeito a Chuva, neve e vento.

A chuva na semana de 20 a 26 de Novembro de 2022

Domingo, dia 20, chuva fraca ou chuvisco no Norte e Centro, mais provável no litoral Oeste. A partir do fim da tarde e durante a noite a chuva torna-se moderada no litoral e vai avançando para o interior.

Segunda-feira, dia 21, deve ser o dia com chuva mais intensa desta semana. Começa na madrugada no Norte e depois vai descendo até chegar às regiões do Sul durante a tarde.

Podem ocorrer inundações localizadas em sítios sensíveis, no inicio da manhã no Norte, durante a manhã e inicio da tarde no Centro e a partir da tarde no Sul.

De uma forma geral a chuva é mais intensa no Norte e Centro durante a manhã, já durante a tarde são apenas aguaceiros fracos.

Terça-feira, dia 22, a chuva é moderada nas regiões do Norte, fraca ou chuvisco nas regiões do Centro e pouco provável nas regiões do Sul. De uma forma geral chove muito menos do que no dia anterior.

Quarta-feira, dia 23, chuva moderada no Norte e Centro, sendo mais frequente na madrugada e manhã. Nas regiões do Centro ainda pode ser moderada durante a tarde.

Quinta-feira, dia 24, é um dia parecido com Segunda-feira, portanto com muita chuva e inundação localizadas.

É muito cedo para definir os horários da chuva mais intensa. Aparentemente a chuva forte também chega às regiões do Sul.

Um dia para se estar atento às previsões de curto prazo, pois há situações que vão requerer cautelas.

Sexta-feira e Sábado, também pode chover através de aguaceiros dispersos, mas ainda é prematuro para estar a entrar em detalhes pois as previsões sofrem sempre algumas alterações.

Onde cai neve esta semana

Finalmente começou a cair alguma neve em Portugal continental, pois nos Açores já tinha nevado.

Esta semana voltamos a ter alguma neve esporádica em alguns períodos, mas a chuva que se segue encarrega-se de a derreter rapidamente.

Os períodos em que pode nevar são:

Segunda-feira, dia 21, a partir do meio da tarde as temperaturas descem de forma brusca e os aguaceiros fracos previstos podem passar a ser de neve nas montanhas do Norte e Centro.

De uma forma geral esses aguaceiros são de neve ao fim da tarde acima dos 1300 ou 1400 metros.

Podem ocorrer alguns aguaceiros esporádicos à noite que podem ser uma pequena amostra de neve ou granizo fino acima dos 900 ou 1000 metros.

Acima dos 1300 metros a neve, sendo pouca pode ter algum significado, abaixo dessa cota é insignificante.

Terça-feira, dia 22, ainda pode nevar, pouca quantidade, acima dos 1300 metros durante a manhã, mas a partir do meio da tarde a chuva regressa mesmo às montanhas mais altas.

Sexta-feira, dia 25, podem ocorrer alguns aguaceiros de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, ainda é muito cedo para nos fiarmos nos detalhes.

Resumidamente a neve durante esta semana é pouca e dura pouco tempo por causa da chuva que se segue aos períodos em que neva.

Vamos esperar que Dezembro nos traga nevões mais generosos.

Quando e onde sopra mais vento

Esta semana, devido ao tempo invernal, já vamos ter vento a soprar por vezes forte, pelo menos nas zonas com mais altitude.

De uma forma geral é moderado o que é muito útil para os parques de energia eólica que temos espalhados pelo nosso território.

Os dias com mais vento são:

Segunda-feira sopra moderado a forte de Sudoeste e Oeste em todas as regiões.

No litoral é quase sempre forte e nas montanhas mais altas pode chegar a ser muito forte.

Como vem acompanhado por nuvens com precipitação pode fazer estragos em alguns locais com tornados ou rajadas localmente mais fortes.

É claramente o dia com mais vento durante esta semana.

Quarta-feira e Quinta-feira o vento de Sudoeste é moderado nas regiões do Norte e Centro, mas nas montanhas mais altas pode ser por vezes fortes.

Nos outros dias será entre o fraco e o moderado a predominar de Sudoeste.

As nuvens de Quinta-feira também pode provocar alguns tornados ou remoinhos localizados, no entanto o dia a ter cuidado com o vento é a Segunda-feira, mas não passa de um dia normal com bastante vento.

Pequenos estragos são o preço a pagar por este bom tempo de chuva. Não é possível ter sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.

Sempre foi assim e não tende a mudar muito.

Vamos ter tempo invernal e isso é o que faz falta nesta altura do ano.

Foto de arquivo por Pedro Lopes


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Dezembro
tempo invernal, Serra da Estrela
Verão de S. Martinho
sol durante a semana
chuva de Outono
pouca chuva durante o mês de Outubro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum