meteorologia em Maio de 2022

Meteorologia em Maio de 2022 com muito calor

Há poucas novidades na Meteorologia em Maio de 2022, o tempo quente vai continuar e pode vir a intensificar-se. As típicas trovoadas de Maio podem aparecer mas vão ser pouco frequentes e muito dispersas.

Na maior parte dos dias o céu estará pouco nublado ou limpo mas durante as tardes aparecem alguns cúmulos isolados nas regiões do interior.

Por vezes esses cúmulos podem ter desenvolvimento vertical e ameaçarem trovoada no final das tardes. São poucos e ainda muito indefinidos os dias em que isso pode acontecer.

Temperaturas elevadas para esta época do ano

De uma forma geral vai ser um mês de Maio mais quente do que é habitual pois o número de dias com calor é superior ao normal.

Sabemos que na Primavera tão depressa temos calor como de repente aparecem alguns dias frios. Tem sido assim este ano mas agora as coisas vão mudar.

Não se vislumbram os dias frios. Quando as temperaturas descem é para valores médios, ligeiramente mais frescos mas nunca frios.

Os dias muito quentes vão ser frequentes. Embora saiba que as previsões de médio prazo tendem a exagerar, os valores para que apontam são preocupantes.

As máximas andam quase sempre acima dos 30 ºC na maioria das regiões. Há previsões de médio prazo que até apontam para máximas acima dos 35 ºC.

Espero que não se venham a confirmar, pois muitos dos dias até apontam para máximas próximas dos 40 ºC. Estes valores em Maio são muito prejudiciais.

As noites são cada vez mais curtas e as temperaturas mínimas também vão subir. Vamos ter noites amenas durante o que resta do mês.

A meteorologia em Maio de 2022 não define o que se vai passar no Verão. Tudo indica que vai ser um mês de Maio muito quente, mas daí não resulta nenhuma conclusão sobre como vai ser o Verão.

Lembro-me de alguns meses de Maio quentes a que se sucedeu um Verão fresco, mas também me lembro de outros em que o Verão foi igualmente quente.

Se também for quente será preocupante pois a seca não está resolvida e agrava-se muito. Não vale a pena especular, temos que aguardar por previsões de curto prazo.

Trovoada dispersa e pouco frequente

O mês de Maio é conhecido como sendo o mês das trovoadas.

A existência de ar frio em altitude aliado à subida acentuada das temperaturas à superfície faz com que seja frequente a formação de cúmulos com desenvolvimento vertical que podem dar origem à trovoada.

Apesar de ser um mês fértil nestes fenómenos e apesar de haver bastante calor, este ano as trovoadas vão ser menos frequentes do que é costume.

Podemos ter um dia com trovoada por semana e provavelmente nem chega à maioria dos locais, pois é muito dispersa.

Sendo pouco frequente não significa que não possa ser localmente forte. Estes fenómenos só se conseguem prever com previsões de curto prazo, por isso não posso adiantar agora quais os dias em que podem acontecer.

A água que cai nos aguaceiros das trovoadas resolve poucos problemas da seca, pois entra mal nos terrenos. As enxurradas dirigem-se rapidamente para os rios e a evaporação é muito grande devido às temperaturas elevadas.

Mesmo quando chove com intensidade é durante pouco tempo e os terrenos secam rapidamente nas muitas horas de sol e calor que se sucedem.

Chuva sem frio rega muito pouco. Por vezes só engana as plantas. Os níveis de evaporação são enormes.

Gostava mesmo que estas previsões estivessem completamente erradas, pois muito calor e pouca chuva significa mau tempo em Maio.

Só fica bom para se ir para as praias, mas lá trabalha-se pouco. Em tempos de guerra era bom evitarem-se outros problemas.

Os vendedores de gelados são dos poucos que vão ficar contentes.

Ir muito à praia em Maio pode vir a ter um preço a pagar noutras alturas. Aguardemos.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

pouca chuva na noite de S. João
tempo fresco durante a próxima semana
meteorologia em Maio de 2022
Tempo de Inverno até ao 25 de Abril
meteorologia em Abril
alguma chuva durante esta semana
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum