A meteorologia em Abril vai ser caracterizada por mudanças bruscas do estado do tempo, isto quer dizer que ora temos chuva e algum frio, ora temos sol e algum calor. Essas mudanças podem acontecer de um dia para o outro.
Estamos na Primavera e vivemos em latitudes onde estas mudanças bruscas são naturais nesta época do ano, seria estranho se tivéssemos tempo sempre quente ou sempre frio.
A seguir deixo uma ideia de como vão ser os próximos dias e depois uma antevisão do que nos pode esperar até ao fim do mês de Abril.
Este Sábado há bastantes nuvens baixas e a possibilidade de neblina matinal com chuvisco é elevada nas regiões do Norte e Centro.
Durante o dia há chuva fraca que vai ser mais frequente nas regiões do Centro mas que também chega a algumas zonas da região Norte.
As temperaturas são dentro do normal para esta época do ano mas com uma ligeira subida da máxima.
O vento é fraco de Sudoeste e mal se nota.
No Domingo há bastante sol por entre vários cúmulos dispersos e as temperaturas sobem de forma acentuada.
Não se prevê precipitação durante o dia mas à noite pode começar a chover nas regiões do litoral Oeste.
As temperaturas máximas são agradáveis e vão situar-se entre os 20 ºC e os 25 ºC em todas as regiões.
O vento é moderado de Sul e pode ser por vezes forte no litoral e nas terras mais altas.
Este vento faz com que não se note tanto o calor que efetivamente vai haver, pois o vento tem intensidade suficiente para dar uma sensação mais fresca.
As temperaturas descem de forma acentuada na Segunda-feira, particularmente as máximas, pois a nebulosidade não deixa passar o sol.
O céu está muito nublado ou encoberto, temos todo o género de nuvens mas predominam as nuvens baixas.
A chuva moderada chega a todas as regiões mas é mais frequente no litoral Oeste na madrugada e no interior durante a manhã.
Durante a tarde e noite de Segunda-feira teremos aguaceiros dispersos mas que podem ser frequentes, particularmente no Norte e no litoral.
Na Terça-feira as temperaturas voltam a descer e a precipitação também é frequente.
Chuva moderada e aguaceiros frequentes distribuídos por todo o território nacional mas mais frequentes no litoral e no Norte.
Os aguaceiros destes 2 dias podem chegar a ser de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, mas esta neve vai durar pouco tempo pois as temperaturas elevadas dos dias seguintes vão derrete-la quase toda.
A semana começa com 2 dias frescos e com chuva que continua a ser bem vinda, mas depois tudo muda de figura.
A meteorologia em Abril indica que entre Quarta-feira e Domingo de Páscoa a nebulosidade vai diminuindo progressivamente e as temperaturas vão subindo gradualmente.
Na Quarta-feira ainda há algumas nuvens e podem ocorrer aguaceiros fracos dispersos, mas a partir de Quinta-feira o céu estará quase sempre pouco nublado.
As previsões de médio prazo com a ajuda dos sensacionalistas tendem a exagerar e há quem fale em temperaturas de 30 ºC.
Na minha opinião isso é exagerado, teremos temperaturas máximas agradáveis mas na casa dos 25 ºC a 27 ºC no máximo.
Mesmo assim é um calor agradável a caracterizar esta Páscoa. Isto se as previsões não mudarem pois ainda estamos a uma semana e quando é assim as mudanças ainda são possíveis.
No entanto, quem programou ir para o Algarve à procura de calor vai acertar pois tudo aponta para tempo agradável nas regiões do Sul.
Os dias com mais sol e mais quentes devem ser entre Sexta-feira e Domingo.
Os meus seguidores sabem que confio pouco em previsões de longo prazo, no entanto na Primavera não se arrisca muito de afirmarmos que o tempo é variável.
A meteorologia em Abril tem uma primeira quinzena com mudanças bruscas, isso é certo.
Na segunda quinzena as previsões vão apontando no mesmo sentido, com descida das temperaturas e alguma chuva a seguir à Páscoa.
Muito provavelmente o mês de Abril vai ser todo assim: alguns dias de calor seguidos de alguns dias mais frescos e com alguma chuva.
É bom que continue a chover, já se minoraram alguns problemas da seca mas ainda é necessário que chova bastante mais.
Foto de Manuel Ferreira