meteorologia em Abril

Meteorologia em Abril com mudanças bruscas

A meteorologia em Abril vai ser caracterizada por mudanças bruscas do estado do tempo, isto quer dizer que ora temos chuva e algum frio, ora temos sol e algum calor. Essas mudanças podem acontecer de um dia para o outro.

Estamos na Primavera e vivemos em latitudes onde estas mudanças bruscas são naturais nesta época do ano, seria estranho se tivéssemos tempo sempre quente ou sempre frio.

A seguir deixo uma ideia de como vão ser os próximos dias e depois uma antevisão do que nos pode esperar até ao fim do mês de Abril.

Chuva fraca no Sábado

Este Sábado há bastantes nuvens baixas e a possibilidade de neblina matinal com chuvisco é elevada nas regiões do Norte e Centro.

Durante o dia há chuva fraca que vai ser mais frequente nas regiões do Centro mas que também chega a algumas zonas da região Norte.

As temperaturas são dentro do normal para esta época do ano mas com uma ligeira subida da máxima.

O vento é fraco de Sudoeste e mal se nota.

Temperaturas agradáveis e vento no Domingo

No Domingo há bastante sol por entre vários cúmulos dispersos e as temperaturas sobem de forma acentuada.

Não se prevê precipitação durante o dia mas à noite pode começar a chover nas regiões do litoral Oeste.

As temperaturas máximas são agradáveis e vão situar-se entre os 20 ºC e os 25 ºC em todas as regiões.

O vento é moderado de Sul e pode ser por vezes forte no litoral e nas terras mais altas.

Este vento faz com que não se note tanto o calor que efetivamente vai haver, pois o vento tem intensidade suficiente para dar uma sensação mais fresca.

Chuva e aguaceiros na Segunda-feira e na Terça-feira

As temperaturas descem de forma acentuada na Segunda-feira, particularmente as máximas, pois a nebulosidade não deixa passar o sol.

O céu está muito nublado ou encoberto, temos todo o género de nuvens mas predominam as nuvens baixas.

A chuva moderada chega a todas as regiões mas é mais frequente no litoral Oeste na madrugada e no interior durante a manhã.

Durante a tarde e noite de Segunda-feira teremos aguaceiros dispersos mas que podem ser frequentes, particularmente no Norte e no litoral.

Na Terça-feira as temperaturas voltam a descer e a precipitação também é frequente.

Chuva moderada e aguaceiros frequentes distribuídos por todo o território nacional mas mais frequentes no litoral e no Norte.

Os aguaceiros destes 2 dias podem chegar a ser de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, mas esta neve vai durar pouco tempo pois as temperaturas elevadas dos dias seguintes vão derrete-la quase toda.

A semana começa com 2 dias frescos e com chuva que continua a ser bem vinda, mas depois tudo muda de figura.

Algum calor na Páscoa

A meteorologia em Abril indica que entre Quarta-feira e Domingo de Páscoa a nebulosidade vai diminuindo progressivamente e as temperaturas vão subindo gradualmente.

Na Quarta-feira ainda há algumas nuvens e podem ocorrer aguaceiros fracos dispersos, mas a partir de Quinta-feira o céu estará quase sempre pouco nublado.

As previsões de médio prazo com a ajuda dos sensacionalistas tendem a exagerar e há quem fale em temperaturas de 30 ºC.

Na minha opinião isso é exagerado, teremos temperaturas máximas agradáveis mas na casa dos 25 ºC a 27 ºC no máximo.

Mesmo assim é um calor agradável a caracterizar esta Páscoa. Isto se as previsões não mudarem pois ainda estamos a uma semana e quando é assim as mudanças ainda são possíveis.

No entanto, quem programou ir para o Algarve à procura de calor vai acertar pois tudo aponta para tempo agradável nas regiões do Sul.

Os dias com mais sol e mais quentes devem ser entre Sexta-feira e Domingo.

Variável até ao fim do mês

Os meus seguidores sabem que confio pouco em previsões de longo prazo, no entanto na Primavera não se arrisca muito de afirmarmos que o tempo é variável.

A meteorologia em Abril tem uma primeira quinzena com mudanças bruscas, isso é certo.

Na segunda quinzena as previsões vão apontando no mesmo sentido, com descida das temperaturas e alguma chuva a seguir à Páscoa.

Muito provavelmente o mês de Abril vai ser todo assim: alguns dias de calor seguidos de alguns dias mais frescos e com alguma chuva.

É bom que continue a chover, já se minoraram alguns problemas da seca mas ainda é necessário que chova bastante mais.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Páscoa
aguaceiros e trovoada no fim de semana
meteorologia em Setembro
calor
calor moderado
vaga de calor
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2023 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum