Continua tempo seco em Janeiro

Continua o tempo seco em Janeiro

Nas próximas semanas continuamos sobre a influência de um anticiclone o que significa que vamos continuar a ter tempo seco em Janeiro. As temperaturas descem ligeiramente pelo que haverá algum frio mas dentro do que é normal nesta época do ano.

Não se prevê qualquer tipo de precipitação durante vários dias seguidos. O céu estará quase sempre pouco nublado ou limpo.

Nevoeiro ou geada nos vales

Quando a situação de estabilidade se prolonga durante muitos dias, o ar mais frio vai ficando preso nos vales devido à inversão térmica.

Essa acumulação de ar frio facilita a formação de geada nos vales mais abrigados do vento. Nos próximos dias a geada vai ser cada vez mais frequente, pelo menos no interior Norte e Centro.

Nos vales dos afluentes do rio Douro vai formar-se nevoeiro nas madrugadas que em alguns dias vai persistir em parte da manhã, mas deve dissipar durante as tardes.

Teremos uma situação dentro do habitual no Inverno quando não chove, geada ou nevoeiro nos vales nas madrugadas são normais nestas condições meteorológicas.

O frio não será extremo, temperaturas negativas nos locais mais frios nas madrugadas, sendo baixas mas positivas na maioria das regiões.

Durante o dia brilha o sol e as temperaturas ficam mais amenas, mas nos locais em que o nevoeiro persistir podem ser mais frias.

Pode vir a formar-se sincelo nas zonas em que o nevoeiro se tornar persistente, mas essa situação vai ocorrer em poucos locais.

Não há neve na Serra da Estrela

Estamos a ter um Inverno com menos neve do que nunca, mesmo na Serra da Estrela nevou pouco e a neve derreteu rapidamente.

A situação meteorológica vai continuar sem precipitação, pelo que continuaremos sem neve na Serra da Estrela.

O frio que aí vem pode permitir que produzam alguma com os canhões da Estância de Ski, mas será apenas uma quantidade reduzida “para inglês ver”, neste caso é para brasileiro ver.

Quando voltar a precipitação teremos neve na Serra, mas para já não há nenhuma certeza de quando é que isso vai acontecer.

Do que me lembro em anos parecidos, isto é, com pouca neve em Janeiro, acabou por vir muita neve na Primavera.

Logo se vê se a história se repete este ano, mas eu não acredito em regras desse género. Ás vezes são coincidências de que nos recordamos com mais facilidade.

Podem ir acompanhando as previsões especificas na página: Meteorologia Serra da Estrela – Torre.

Tempo seco em Janeiro não é bom para quase nada, mas infelizmente é o que vamos ter.

Quando muda?

Estas situações com anticiclone nas nossas latitudes são habitualmente duradouras.

Tudo indica que nos próximos 15 dias este cenário não se altere significativamente.

Como sempre afirmo, as previsões de médio prazo são de fiabilidade baixa. O que hoje parece ser verdade, amanhã pode ser mentira.

Aguardemos pelo regresso da chuva e da neve. Se calhar só vem depois das eleições.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Previsões de chuva
tempo quente e seco
meteorologia em Julho de 2022
pouca chuva na noite de S. João
tempo fresco durante a próxima semana
meteorologia em Maio de 2022
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum