Previsões de chuva

Onde e quando chove até ao Natal

O tempo vai mudar a partir de Segunda-feira e torna-se interessante saber onde e quando chove até ao Natal. Teremos muitas nuvens a partir de Segunda-feira e a chuva pode ocorrer praticamente todos os dias. Será mais frequente no Sul e no vale do Tejo do que no Norte.

As temperaturas mínimas sobem ligeiramente e devido ao efeito da nebulosidade e as máximas descem mas para valores ainda suaves. Não há muito frio e como consequência também não há neve.

As previsões têm sempre alterações de pormenor com o passar dos dias. Saber onde e quando chove é um exercício que obriga a consulta diária das previsões.

Deixo a seguir as previsões para cada um dos dias desta semana, atualizadas às 18 horas de Segunda-feira, dia 20.

Durante a noite desta Segunda-feira chove com regularidade no Norte e Centro com aguaceiros dispersos que são mais intensos nas regiões do litoral Oeste.

Chuva ou aguaceiros

Terça-feira, dia 21 de Dezembro

Céu muito nublado por cúmulos e nuvens baixas. Chuva moderada e aguaceiros dispersos que são mais frequentes nas regiões do Sul do que nas do Norte.

Na madrugada há aguaceiros dispersos nas regiões do interior Norte e Centro.

Durante a manhã chove regularmente nas regiões a sul do Tejo e praticamente nada no Norte e Centro.

Durante a tarde e noite a chuva estende-se a todas as regiões, sendo mais frequente à tarde no litoral e à noite no interior, mas continua a ser mais intensa no Sul do que no Norte.

As temperaturas de uma forma geral sobem ligeiramente. As mínimas variam entre os 7 ºC no interior e os 15 ºC no litoral. As máximas variam entre os 10 ºC no interior Norte e os 17 ºC no litoral Oeste e regiões do Sul.

O vento é de Sueste e Sul de uma forma geral moderado. No litoral algarvio e nas montanhas mais altas pode soprar por vezes forte.

Aguaceiros ou chuva fraca

Quarta-feira, dia 22 de Dezembro

Céu muito nublado por nuvens baixas, neblina matinal. Chuva fraca ou moderada nas regiões do Sul e chuvisco ou aguaceiros pouco frequentes nas regiões do Norte.

Em principio é o dia desta semana em que chove menos, quase nada no Norte, mas no Alentejo e no Algarve a chuva ainda é frequente e com bastante significado.

As temperaturas não sofrem alterações significativas. As mínimas variam entre os 8 ºC no interior Norte e os 14 ºC no litoral e no Algarve. As máximas variam entre os 10 ºC no interior Norte e os 18 ºC nas regiões do Sul.

O vento é de Sueste e Sul de uma forma geral fraco a moderado.

Chuva intensa ou aguaceiros fortes

Quinta-feira, dia 23 de Dezembro

Céu muito nublado ou encoberto. Chuva moderada e aguaceiros que podem ser por vezes fortes.

A chuva começa de manhã no litoral Oeste e vai progredindo para o interior ao longo do dia. Durante a tarde e principio da noite pode ser intensa em todo o território nacional e particularmente no Norte.

As temperaturas mínimas não sofrem alterações significativas, mas as máximas descem ligeiramente. As mínimas variam entre os 6 ºC no interior Norte e os 15 ºC no litoral Oeste e no Algarve. As máximas variam entre os 8 ºC no interior Norte e Centro e os 16 ºC nas regiões do Sul.

O vento é moderado a forte de Sul rodando para fraco de Oeste ao fim do dia.

Aguaceiros ou chuva fraca

Sexta-feira, dia 24 de Dezembro

Céu muito nublado por cúmulos e nuvens baixas. Chuva moderada e aguaceiros que podem ser frequentes durante o dia e distribuídos por todo o território.

As temperaturas descem ligeiramente. As mínimas variam entre os 6 ºC no interior Centro e os 13 ºC no litoral e no Algarve. As máximas variam entre os 8 ºC no interior Norte e os 15 ºC nas regiões do Sul.

O vento é moderado a forte de Sul e Sudoeste.

Chuva ou aguaceiros

Sábado, dia 25 de Dezembro

Céu muito nublado ou encoberto. Chuva moderada e aguaceiros frequentes.

Possível situação de temporal na madrugada, pois para além da chuva há vento forte no litoral e nas terras altas.

Ainda é muito cedo para entrar em detalhes mas podem ir contando com bastante mau tempo no dia de Natal.

As temperaturas sobem novamente mas de forma ligeira devido à nebulosidade. As mínimas variam entre os 7 ºC no interior Norte e os 15 ºC no litoral e no Algarve. As máximas variam entre os 9 ºC no interior Norte e os 18 ºC nas regiões do Sul.

O vento é forte de Sudoeste e Oeste mas pode soprar muito forte no litoral e nas terras altas.

Neve para quando?

Vamos ter bastante chuva mas a neve será pouca ou nenhuma pois as temperaturas são elevadas mesmo nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

Até ao Natal a neve é pouco provável, a precipitação vai ser quase sempre em forma de chuva.

Mesmo que em alguns momentos venha a nevar na Torre, a chuva que se pode seguir faz com que essa neve derreta imediatamente.

Será que vem a nevar até ao fim do ano? As previsões ora dizem que sim, ora dizem que não, mas maioritariamente dizem que não.

Não adianta puxar a brasa à sardinha da neve nas previsões, ela virá quando menos se espera mas saberemos sempre atempadamente.

Vão visitando a página especifica de previsões para a Serra da Estrela.

Para já nada. Quando houver previsões consistentes de queda de neve cá estaremos para a anunciar na hora certa.

Chuva boa para os agricultores é o menu para o Natal, depois logo se vê.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Previsões de chuva
tempo quente e seco
meteorologia em Julho de 2022
pouca chuva na noite de S. João
tempo fresco durante a próxima semana
meteorologia em Maio de 2022
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum