onde e quando chove até ao Natal

Onde e quando chove até ao Natal

O tempo vai mudar a partir de Segunda-feira e torna-se interessante saber onde e quando chove até ao Natal. Teremos muitas nuvens a partir de Segunda-feira e a chuva pode ocorrer praticamente todos os dias. Será mais frequente no Sul e no vale do Tejo do que no Norte.

As temperaturas mínimas sobem ligeiramente e devido ao efeito da nebulosidade e as máximas descem mas para valores ainda suaves. Não há muito frio e como consequência também não há neve.

As previsões têm sempre alterações de pormenor com o passar dos dias. Saber onde e quando chove é um exercício que obriga a consulta diária das previsões.

Deixo a seguir as previsões para cada um dos dias desta semana, atualizadas às 18 horas de Segunda-feira, dia 20.

Durante a noite desta Segunda-feira chove com regularidade no Norte e Centro com aguaceiros dispersos que são mais intensos nas regiões do litoral Oeste.

Chuva ou aguaceiros

Terça-feira, dia 21 de Dezembro

Céu muito nublado por cúmulos e nuvens baixas. Chuva moderada e aguaceiros dispersos que são mais frequentes nas regiões do Sul do que nas do Norte.

Na madrugada há aguaceiros dispersos nas regiões do interior Norte e Centro.

Durante a manhã chove regularmente nas regiões a sul do Tejo e praticamente nada no Norte e Centro.

Durante a tarde e noite a chuva estende-se a todas as regiões, sendo mais frequente à tarde no litoral e à noite no interior, mas continua a ser mais intensa no Sul do que no Norte.

As temperaturas de uma forma geral sobem ligeiramente. As mínimas variam entre os 7 ºC no interior e os 15 ºC no litoral. As máximas variam entre os 10 ºC no interior Norte e os 17 ºC no litoral Oeste e regiões do Sul.

O vento é de Sueste e Sul de uma forma geral moderado. No litoral algarvio e nas montanhas mais altas pode soprar por vezes forte.

Aguaceiros ou chuva fraca

Quarta-feira, dia 22 de Dezembro

Céu muito nublado por nuvens baixas, neblina matinal. Chuva fraca ou moderada nas regiões do Sul e chuvisco ou aguaceiros pouco frequentes nas regiões do Norte.

Em principio é o dia desta semana em que chove menos, quase nada no Norte, mas no Alentejo e no Algarve a chuva ainda é frequente e com bastante significado.

As temperaturas não sofrem alterações significativas. As mínimas variam entre os 8 ºC no interior Norte e os 14 ºC no litoral e no Algarve. As máximas variam entre os 10 ºC no interior Norte e os 18 ºC nas regiões do Sul.

O vento é de Sueste e Sul de uma forma geral fraco a moderado.

Chuva intensa ou aguaceiros fortes

Quinta-feira, dia 23 de Dezembro

Céu muito nublado ou encoberto. Chuva moderada e aguaceiros que podem ser por vezes fortes.

A chuva começa de manhã no litoral Oeste e vai progredindo para o interior ao longo do dia. Durante a tarde e principio da noite pode ser intensa em todo o território nacional e particularmente no Norte.

As temperaturas mínimas não sofrem alterações significativas, mas as máximas descem ligeiramente. As mínimas variam entre os 6 ºC no interior Norte e os 15 ºC no litoral Oeste e no Algarve. As máximas variam entre os 8 ºC no interior Norte e Centro e os 16 ºC nas regiões do Sul.

O vento é moderado a forte de Sul rodando para fraco de Oeste ao fim do dia.

Aguaceiros ou chuva fraca

Sexta-feira, dia 24 de Dezembro

Céu muito nublado por cúmulos e nuvens baixas. Chuva moderada e aguaceiros que podem ser frequentes durante o dia e distribuídos por todo o território.

As temperaturas descem ligeiramente. As mínimas variam entre os 6 ºC no interior Centro e os 13 ºC no litoral e no Algarve. As máximas variam entre os 8 ºC no interior Norte e os 15 ºC nas regiões do Sul.

O vento é moderado a forte de Sul e Sudoeste.

Chuva ou aguaceiros

Sábado, dia 25 de Dezembro

Céu muito nublado ou encoberto. Chuva moderada e aguaceiros frequentes.

Possível situação de temporal na madrugada, pois para além da chuva há vento forte no litoral e nas terras altas.

Ainda é muito cedo para entrar em detalhes mas podem ir contando com bastante mau tempo no dia de Natal.

As temperaturas sobem novamente mas de forma ligeira devido à nebulosidade. As mínimas variam entre os 7 ºC no interior Norte e os 15 ºC no litoral e no Algarve. As máximas variam entre os 9 ºC no interior Norte e os 18 ºC nas regiões do Sul.

O vento é forte de Sudoeste e Oeste mas pode soprar muito forte no litoral e nas terras altas.

Neve para quando?

Vamos ter bastante chuva mas a neve será pouca ou nenhuma pois as temperaturas são elevadas mesmo nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

Até ao Natal a neve é pouco provável, a precipitação vai ser quase sempre em forma de chuva.

Mesmo que em alguns momentos venha a nevar na Torre, a chuva que se pode seguir faz com que essa neve derreta imediatamente.

Será que vem a nevar até ao fim do ano? As previsões ora dizem que sim, ora dizem que não, mas maioritariamente dizem que não.

Não adianta puxar a brasa à sardinha da neve nas previsões, ela virá quando menos se espera mas saberemos sempre atempadamente.

Vão visitando a página especifica de previsões para a Serra da Estrela.

Para já nada. Quando houver previsões consistentes de queda de neve cá estaremos para a anunciar na hora certa.

Chuva boa para os agricultores é o menu para o Natal, depois logo se vê.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Continua tempo seco em Janeiro
o tempo na passagem de ano 2021-2022
onde e quando chove até ao Natal
meteorologia em Dezembro
neve na Serra da Estrela, frio de Inverno
Verão de S. Martinho
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum