meteorologia em Dezembro

Meteorologia em Dezembro dentro do habitual

A Meteorologia em Dezembro não vai trazer novidades extraordinárias. As temperaturas vão ser dentro do habitual para esta época do ano, teremos alguns dias com chuva, outros com nevoeiro e pouca precipitação e também alguns dias com sol.

A neve vai aparecer já na próxima semana, pelo menos nas montanhas mais altas do Norte e Centro. Nas localidades mais altas também pode nevar mas abaixo dos 1000 metros de altitude vai ter dificuldades em pegar.

De uma forma geral ainda não temos muita chuva, mas já será mais frequente do que foi no último mês.

Alguns dias estáveis, aliados às noites longas desta época, podem provocar neblina ou nevoeiro matinal que em alguns casos pode persistir em parte do dia.

Vou deixar uma panorâmica de como podem ser as próximas semanas e deixarei o Natal e o Ano Novo para uma previsão posterior pois ainda é muito cedo.

O tempo na semana de 5 a 11 de Dezembro

Esta próxima semana vai ter características mais invernais do que as que temos tido até agora.

No Domingo e na Segunda-feira o tempo está tranquilo e parecido com o dos últimos dias. Sol por entre algumas nuvens baixas que podem provocar neblina nas madrugadas.

Terça-feira, dia 7, aumenta muito a nebulosidade e o céu vai estar encoberto. A chuva vai ser moderada no Norte e Centro durante a manhã e também chega às regiões do Sul durante a tarde.

O vento aumenta de intensidade e será moderado a forte de Sudoeste e Oeste, sendo mais forte no litoral e nas terras altas.

As temperaturas descem ao longo do dia e a precipitação passa a ser neve acima dos 1400 metros a partir do fim da tarde.

Quarta-feira, dia 8, teremos muitas nuvens, alguns aguaceiros e alguma neve pois as temperaturas descem de forma mais acentuada.

A cota da neve é mais baixa no Norte do que no Centro e vai variar entre os 1000 e os 1300 metros de altitude.

O vento é moderado a forte de Oeste e Noroeste e mais uma vez mais forte no litoral Oeste e nas terras altas.

Na Serra da Estrela pode vir a acumular uma quantidade de neve interessante. Vá acompanhando as previsões especificas aqui.

Entre Sexta-feira e Domingo sobem as temperaturas, há muitas nuvens baixas mas a chuva é menos frequente ou em menor quantidade.

O nevoeiro será mais frequente pois há muitas nuvens baixas que vão dar origem a chuva fraca ou chuvisco.

A subida das temperaturas vai fazer com que derreta a maior parte da neve que caiu no dia 8, mas nas zonas mais altas da Serra da Estrela pode ainda ficar alguma.

O tempo na semana de 12 a 18 de Dezembro

A meteorologia em Dezembro é fértil em alterações, mas mesmo assim deixo uma pequena ideia de como podem ser durante esta segunda semana.

Aparentemente teremos tempo mais estável pois o anticiclone desloca-se para a nossa latitude. Estabilidade em Dezembro significa madrugadas frias nos vales e temperaturas mais elevadas nas montanhas.

Neblina ou nevoeiro nos vales nas madrugadas e bastante sol durante os dias, em particular nas montanhas mais altas.

A chuva é menos frequente, mas pode ocorrer com mais facilidade no Norte do que no Sul.

As temperaturas são dentro do normal para a época mas sem frio exagerado. Apenas nas zonas de nevoeiro persistente se notará mais.

Esta semana terá menos chuva, menos frio e menos neve do que a anterior. Pode ter mais nevoeiro.

Meteorologia em Dezembro 2021

De uma forma geral teremos um mês dentro do habitual, sem fenómenos extremos, com uma alternância normal entre dias com chuva e dias com sol.

Na parte final do mês a situação pode ser mais invernal mas ainda é muito cedo para podermos considerar as previsões fiáveis.

Claro que o sensacionalismo nos vai continuar a meter medo e a dizer que vem aí o fim do mundo, com os já recorrentes exageros para obter audiências.

Embora isso dê menos audiências, a mim parece-me que vai ser tudo muito tranquilo e dentro do normal. Quando a meteorologia em Dezembro for mais severa cá estarei para avisar na hora certa. Para já tudo tranquilo.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Dezembro
tempo invernal, Serra da Estrela
Verão de S. Martinho
sol durante a semana
chuva de Outono
pouca chuva durante o mês de Outubro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum