O famoso Verão de S. Martinho vai marcar presença neste ano de 2021, teremos vários dias seguidos com tempo seco, muito sol e subida ligeira das temperaturas durante a próxima semana. As temperaturas são baixas nas madrugadas mas tornam-se amenas durante os dias.
O período de maior estabilidade vai durar até ao dia 14. Após essa data o regresso da chuva e do frio é bastante provável.
As próximas madrugadas continuam frias com temperaturas mínimas entre os 1 ºC e os 5 ºC nas regiões do interior Norte e Centro e entre os 5 ºC e os 10 ºC no litoral e nas regiões do Sul.
As máximas vão situar-se entre os 10 ºC nas zonas mais frias e os 18 ºC nas zonas mais quentes.
Teremos algum frio mas perfeitamente dentro daquilo que é habitual nesta época do ano.
O calor não é uma das características do Verão de S. Martinho, muito sol torna as temperaturas diurnas amenas mas as madrugadas são habitualmente frias.
As geadas podem ser abundantes nos vales mais húmidos das regiões do interior.
A partir de Segunda-feira já se nota uma subida das temperaturas que vai ser gradual ao longo da semana.
As mínimas vão ultrapassar os 5 ºC nas zonas mais frias e os 10 ºC nas zonas mais quentes.
As temperaturas máximas vão subir claramente e voltam a situar-se acima dos 20 ºC na maioria das regiões.
Mesmo nas zonas mais frias vão rondar os 15 ºC ou ficar ligeiramente acima desse valor, mas nas zonas com nevoeiro persistente podem ser mais baixas.
A única variável que pode estragar o Verão de S. Martinho em alguns locais, é precisamente o possível nevoeiro persistente em alguns vales mais húmidos do Nordeste Transmontano e da Beira Alta.
Onde o nevoeiro que se formar na madrugada se tornar persistente durante o dia pode haver mais frio do que as previsões indicam agora.
Os vales dos afluentes do Douro são as zonas onde o nevoeiro se forma com mais facilidade, mas talvez dissipe no inicio da manhã na maioria dos dias.
De uma forma geral estará céu pouco nublado ou limpo e não se prevê precipitação até ao dia 14 pois não há nuvens que lhe possam dar origem.
Com as reservas próprias de uma previsão de médio prazo, que sabemos pode alterar com facilidade, tudo indica que a chuva frequente regresse na segunda quinzena do mês de Novembro.
A fazer fé nas atuais previsões será chuva moderada em todas as regiões acompanhada de nova descida das temperaturas.
Esse tempo mais frio faz com que a neve possa regressar à Serra da Estrela. A amostra que caiu esta semana vai desaparecer rapidamente com a subida atual das temperaturas.
Parece certo que a próxima semana será com tempo agradável com bastante sol e temperaturas amenas. Na segunda quinzena pode vir tempo mais invernal mas ainda não é certo, pois as previsões de médio prazo mudam com facilidade.
Aproveitem a próxima semana para fazer os trabalhos que requerem tempo seco, pois a seguir pode já não dar.
Foto de Manuel Ferreira